Cotidiano Compartilhar
SAÚDE

Carro da Vacina parado em Lages? Prefeitura explica polêmica

O carro da vacina estava sem prestar atendimentos desde o dia 27 de Junho

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Carro da vacina em Lages | Foto: Gabriel Senem / Rádio Clube
Carro da vacina em Lages | Foto: Gabriel Senem / Rádio Clube

Após a denúncia de que o “carro da vacina” estava parado no pátio da Secretaria de Saúde, a repórter Adriana Gautério, da Rádio Clube, investigou as razões para a suspensão dos serviços. Este veículo, adquirido por meio de uma emenda parlamentar e originado de uma moção legislativa, era regularmente utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para oferecer vacinas de rotina, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, em diversos bairros da cidade. 

No entanto, a falta de vacinadores levou à interrupção do mesmo. A Secretária de Saúde, Odila Waldrich, justificou que a paralisação foi causada pela falta de colaboradores. Odla anunciou que o serviço será retomado a partir do dia 25, com o carro da vacina atuando em unidades de saúde que não têm vacinadores. Ela explicou que o posto de vacinação no Tito Bianchini será desativado, com a continuidade dos demais serviços no local, e que algumas salas de vacina serão abertas em unidades mais distantes.

“O carro da vacina estava desativado, nós passamos por uma dificuldade gigantesca de colaboradores. Estávamos sem vacinadores, alguns estavam doentes, então nós passamos por um perrengue, mas graças a Deus a gente está conseguindo organizar o serviço. Então agora dia 25 o carro já volta ao normal, fazendo as suas atividades nas unidades onde não vai ter vacinador, porque nós vamos colocar 10 unidades abertas com vacinador já nas unidades de saúde”, explica Odla Waltrich.

A secretária também destacou que a demanda por vacinadores é grande, já que o município precisaria de pelo menos 23 profissionais para cobrir todas as necessidades, mas atualmente conta com apenas 6 a 8. Para formar novos vacinadores, é necessário um curso específico oferecido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, cujo próximo ciclo deve começar em aproximadamente 60 dias.

Com a retomada dos serviços, o carro da vacina seguirá o seguinte cronograma:

DATABAIRRO
25/07São Francisco
26/07Caça e Tiro
29/07Conta Dinheiro
31/07Copacabana
02/08Coral
05/08Frei Rogério
07/08Penha
09/08Petrópolis
12/08Santa Catarina
14/08Santa Helena
19/08Santa Mônica
21/08São Carlos
23/08São Cristóvão
26/08São Pedro
28/08Tributo
30/08Universitário
02/09Vila Marisa
04/09Vila Nova

>>> Para mais notícias, siga a  Clube  no  Twitter ,  Instagram ,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.