Eleição histórica: Carmen Zanotto é a primeira mulher eleita prefeita na história de Lages
Carmen foi eleita com 58,47% dos votos
• Atualizado
Carmen Emilia Bonfá Zanotto, de 62 anos, natural de Lages (SC) e filiada ao partido Cidadania, fez história ao se tornar a primeira mulher eleita prefeita de Lages. Com uma trajetória política consolidada, Carmen já havia participado de outras disputas eleitorais, concorrendo como deputada federal nos anos de 2010, 2014, 2018 e como candidata a prefeita em 2022. Na eleição deste domingo (6), ela conquistou 50.734 votos válidos, o que representa 58,47% do total.
Em 1997, Terezinha B. Fornari Carneiro, vice-prefeita no mandato do prefeito Décio da Fonseca Ribeiro, assumiu a Prefeitura de Lages por um mês. No entanto, Carmen Zanotto é a primeira mulher eleita diretamente pela população para o cargo de prefeita.
O vice-prefeito eleito é Jair Junior, do partido Podemos. A dupla enfrentou a disputa contra os candidatos Claudia Bratti (PT), Elizeu Mattos (MDB), Leandro Brugnago (PCO) e Lio Marin (União Brasil). O principal oponente, Elizeu Mattos, obteve 24,23% dos votos. A vitória foi confirmada por volta das 19h, com 100% das urnas apuradas, consolidando a preferência dos eleitores.
Carmen Zanotto, emocionada, destacou a importância do apoio recebido durante a campanha. “É com muita gratidão que eu recebo esse resultado, fruto de muito trabalho. Isso não seria possível sem a dedicação de toda a nossa equipe, nossos colaboradores e candidatos a vereadores, que fizeram parte desse time”, afirmou a prefeita eleita. Ela também agradeceu aos eleitores pela confiança e ressaltou que o compromisso da nova gestão será com toda a população de Lages, independentemente de em quem votaram. “Nós vamos governar para toda a cidade, com foco na união e no crescimento de Lages”, completou.
Jair Junior, vice-prefeito eleito, também comemorou a votação expressiva e reforçou o compromisso com a população. “Foi uma votação expressiva, pouco mais de 50 mil votos. O povo entendeu que a gente teve as melhores propostas. Agora, nosso foco é trabalhar bastante para cumprir tudo que prometemos durante a campanha”, disse.
Ambos já estão concentrados na fase de transição de governo. Segundo Jair, um dos primeiros passos será avaliar a situação das obras paradas e da estrutura administrativa da prefeitura. Ele também enfatizou que uma das principais metas é acabar com as filas para atendimento na área da saúde, especialmente para troca de receitas, um problema frequente enfrentado pela população. “Temos que acabar com a fila, que as pessoas têm que enfrentar de madrugada para trocar receita, e isso será uma das prioridades”, declarou.
Carmen Zanotto também reforçou a importância de dar atenção às áreas de saúde, educação e infraestrutura, que foram demandas recorrentes da população durante a campanha. “Nós vamos trabalhar muito para resolver as questões da saúde, da educação e da infraestrutura, principalmente nos bairros, onde vimos famílias que não conseguem nem chegar com seus carros em casa por causa das condições das ruas”, destacou Carmen. Ela garantiu que essas questões serão priorizadas logo nos primeiros dias de mandato, com o foco inicial também em projetos de pavimentação em áreas críticas.
Por fim, Carmen agradeceu novamente aos eleitores e destacou que o governo será pautado pela transparência e pelo trabalho em prol de um futuro melhor para Lages. “A partir de agora, o caminho é para que a gente possa construir uma Lages grande de novo”, finalizou a prefeita eleita.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO