Capão Alto decreta situação de emergência devido à grave estiagem
A escassez hídrica causou danos diretos em milhares de hectares de lavouras
• Atualizado
A prefeitura de Capão Alto, decretou situação de emergência em decorrência da grave estiagem que assola a região desde novembro de 2024. A medida, oficializada por decreto assinado pela prefeita Sadiana Arruda Melo Coelho Lopes, visa mobilizar recursos e ações para diminuir os impactos da prolongada falta de chuvas, que já afeta severamente o abastecimento de água potável e a agropecuária local, com foco nas comunidades do interior.
A escassez hídrica causou danos diretos em milhares de hectares de lavouras e comprometeu o fornecimento de água para consumo humano e animal em Capão Alto. Dados técnicos da EPAGRI (Instituto de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina) indicam que a região acumula um déficit hídrico significativo nos últimos anos, prejudicando o solo, as nascentes e a produtividade agrícola.
Os prejuízos na produção agrícola já ultrapassam os 19 milhões de reais, afetando culturas importantes como milho, soja, feijão e leite. Apenas a cultura do milho registra uma perda estimada de 30% da colheita, o que representa mais de 5 mil toneladas a menos do que o previsto inicialmente.
A prefeita Sadiana ressalta a importância do decreto para a cidade. ” Juntamente com a Epagri, a Secretaria de Agricultura e a Defesa Civil de nosso município, em reunião com a Comissão, analisamos e fizemos o decreto para avisar e garantir os recursos federais, estaduais e municipais que vão amenizar os prejuízos que foram causados pela seca em nosso município. Os nossos produtores nos procuraram e também vimos que foram prejudicados pela ação da seca e, agora, com esse decreto, queremos amenizar estes efeitos”, explica Sadiana.
Matéria em colaboração com o repórter Rodrigo Silvério
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO