Calor intenso exige atenção com animais
As altas temperaturdas exigem maior atenção com os animais
• Atualizado
![Imagem ilustrativa/ Foto: Freepik Imagem ilustrativa/ Foto: Freepik](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Calor-intenso-exige-atencao-com-animais.jpg)
A Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) emitiu um alerta sobre a necessidade de cuidados especiais com os animais, devido ao calor intenso que deve afetar o estado nos próximos dias.
Leia Mais
As altas temperaturas podem ser prejudiciais para animais de rua e também para os pets que vivem em ambientes domésticos, é fundamental tomar medidas para proteger os animais.
“O calor excessivo pode causar desidratação, exaustão e até mesmo o golpe do calor condição potencialmente fatal, especialmente para animais em situação de rua, que não têm acesso fácil a água fresca ou abrigo adequado. Os animais, por sua vez, também estão vulneráveis, especialmente aqueles que vivem em ambientes sem ventilação adequada, como carros estacionados ou espaços muito quentes”, ressalta a diretora de Bem-estar animal da Semae, Fabricia Costa.
Cuidados com os animais no calor
Ofereça água fresca e abundante: Troque a água dos animais várias vezes ao dia e garanta que eles tenham fácil acesso a fontes de água.
Mantenha os animais em ambientes frescos e ventilados: Se possível, deixe-os em locais com sombra, ventilação e temperatura agradável.
Evite passeios nos horários de pico de calor: Asfalto quente pode queimar as patas dos animais.
Nunca deixe animais dentro de carros estacionados: A temperatura no interior de um carro pode subir rapidamente podendo causar golpe de calor fatal.
Preste atenção aos sinais de superaquecimento: Animais ofegantes, com salivação excessiva ou vômitos podem estar sofrendo de golpe de calor e precisam de atendimento veterinário urgente.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no X, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO