Rádio Clube Compartilhar
Ajuda imediata

Botão do Pânico protege vítimas de violência doméstica em Lages

Essa tecnologia está disponível no app da PMSC

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Botão do Pânico PMSC. | Foto: PMSC
Botão do Pânico PMSC. | Foto: PMSC

A violência doméstica é uma realidade triste e recorrente, mas a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem oferecido uma ferramenta eficiente para combater esse problema: o botão do pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão. 

Em Lages, a Rede Catarina de Proteção à Mulher divulgou dados que mostram a relevância dessa tecnologia. Durante este ano, até o momento, foram registradas cerca de 450 medidas protetivas ativas, com 200 mulheres sendo acompanhadas, das quais 154 têm acesso ao botão do pânico.

De acordo com a Cabo Rúbia, coordenadora da Rede Catarina em Lages, o botão do pânico é destinado exclusivamente a mulheres vítimas de violência doméstica. “Após a visita da Rede Catarina e o acompanhamento, disponibilizamos o botão do pânico para essas mulheres. Durante o ano, dos 154 botões ativos, 35 foram acionados, resultando em sete prisões em flagrante e 23 boletins de ocorrência”, explicou.

O botão do pânico funciona como um canal silencioso, mas direto, com a Polícia Militar, permitindo que a vítima solicite ajuda em situações de emergência. Segundo o Cabo Thiago, também coordenador da Rede Catarina, “quando o botão é acionado, um alerta prioritário é gerado, e a viatura mais próxima é enviada ao local. O sistema utiliza a localização via GPS do celular, garantindo uma resposta mais rápida do que a chamada convencional pelo 190.”

O aplicativo PMSC Cidadão está disponível para todos os moradores e visitantes do estado. A Polícia Militar reforça que essa tecnologia é uma aliada poderosa no combate à violência doméstica, assegurando maior agilidade no atendimento e proteção das vítimas.

Se você é vítima ou conhece alguém que precisa de ajuda, busque apoio através da Rede Catarina ou do aplicativo PMSC Cidadão, garantindo que a proteção esteja sempre a um clique de distância.

Matéria em colaboração com o repórter Rodrigo Silvério, da Rádio Clube.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.