Bom Jardim da Serra conquista certificação internacional e lidera turismo sustentável em Santa Catarina
Bom Jardim da Serra se tornará o primeiro destino certificado da Serra Catarinense e o primeiro do Brasil em 2025
• Atualizado
O município de Bom Jardim da Serra está prestes a fazer história no turismo catarinense e brasileiro. Nesta quarta-feira (18), às 16h30, durante a Conferência Global Green Destinations, em Natal (RN), será anunciado o resultado da Certificação Internacional em Gestão Sustentável, concedida pela fundação holandesa Green Destinations. Com essa conquista, Bom Jardim da Serra se tornará o primeiro destino certificado da Serra Catarinense e o primeiro do Brasil em 2025.
Leia Mais
A certificação, representada em Santa Catarina pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), ligado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), é um reconhecimento internacional pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC). Ela avalia o município com base em critérios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, atestando a adoção de políticas públicas e práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam a cultura local e promovem o bem-estar da comunidade. O nível da certificação, que pode ser Bronze, Prata ou Ouro, será revelado durante o evento.
Processo rigoroso e benefícios para o município
Para alcançar este marco, Bom Jardim da Serra passou por um rigoroso processo de avaliação, abrangendo 87 critérios divididos em seis categorias essenciais: gestão de destinos, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social e gestão e informação. Todo o processo envolveu a colaboração ativa do poder público, setor empresarial e comunidade local, com o apoio técnico fundamental do IDEL.
O processo de certificação foi coordenado por Benito Sbruzzi, gestor de Turismo, Cultura e Desenvolvimento de Bom Jardim da Serra. Ele foi o responsável por reunir, organizar e cadastrar todas as evidências exigidas na plataforma internacional da Green Destinations.
“Essa certificação, para mim, é uma conquista pessoal muito grande. A gente sabe que um município de 4 mil habitantes, com uma grande área territorial, ainda tem muito o que ser feito. Porém, ter nossa cidade reconhecida pela Green Destinations nos mostra que estamos no caminho certo para o desenvolvimento sustentável,” declarou Sbruzzi.
A certificação não apenas fortalece a imagem de Bom Jardim da Serra no cenário internacional, mas também atrai visitantes mais conscientes e proporciona acesso a redes globais de boas práticas em turismo sustentável. Além disso, o município terá acesso a ferramentas internacionais de monitoramento de desempenho, permitindo um aprimoramento contínuo de sua gestão sustentável.
Conferência internacional com transmissão online
A Conferência Global Green Destinations, que sediará o anúncio, é um evento de destaque no setor, tendo realizado nove edições internacionais e uma latino-americana em Bombinhas (SC) em 2023. A segunda edição latino-americana, em Natal/RN, é organizada pelo IDEL, Senac RN e Green Destinations, e conta com palestras, workshops, premiações e oportunidades de networking com líderes do setor.
Interessados em acompanhar o resultado da certificação e toda a programação do evento podem participar online, por meio de inscrição gratuita, acessando o link. O evento terá início às 16h30 do dia 18 de junho.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO