Bocaina do Sul profissionaliza o apiculturismo e impulsiona produção de mel na Serra
A cidade serrana conta com uma produção anual de aproximadamente 100 toneladas de mel
• Atualizado
A cidade de Bocaina do Sul, na Serra Catarinense, conta com cerca de 100 produtores trabalhando no apiculturismo, que são responsáveis por uma produção anual de aproximadamente 100 toneladas de mel na região. A profissionalização da atividade tem impulsionado a produção através de oficinas realizadas aos apicultores no município.
A última formação, realizada no dia 23 de novembro, tratou sobre o comportamento higiênico, formação de núcleos e introdução de realeiras e rainhas. Para o extensionista rural da Epagri Saulo Luiz Poffo, o conhecimento da atividade é fundamental aos apicultores que buscam melhorar a qualidade dos apiários. “O comportamento higiênico da colmeia é um dos principais fatores que determina se a rainha é de boa procedência, se ela vai ser uma colmeia bem populosa, bem produtiva. Esse conhecimento é fundamental aos apicultores”, afirmou Saulo.
O extensionista Poffo relata que em 2022 Bocaina do Sul foi contemplado com 12 kits apicultura e 75 rainhas através do Programa Terra Boa. “Isso comprova a profissionalização dos apicultores do município, pois para receber abelha-rainha, o produtor deve comprovar o conhecimento das tecnologias que envolvem o manejo”, diz Poffo. Ele afirma que as políticas públicas vão contribuir para melhorar os índices técnicos da atividade, que é muito representativa no setor agropecuário do município.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia também:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO