Azul confirma encerramento dos voos na Serra Catarinense
Operações serão suspensas em março
• Atualizado
A Azul Linhas Aéreas confirmou nesta sexta-feira, (24) o encerramento de suas operações no Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto. A medida, que entrará em vigor no dia 10 de março de 2025, e afeta também outras 11 cidades brasileiras.
Em comunicado oficial, a companhia aérea justificou a decisão alegando a necessidade de ajustar sua capacidade operacional à demanda atual do mercado. Segundo a Azul, a medida faz parte de um processo de reavaliação constante de suas bases, visando garantir a competitividade da empresa.
Além de Correia Pinto, cidades como Campos e Cabo Frio (RJ), Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE), Mossoró (RN), São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI), Rio Verde (GO) e Barreirinha (MA) também ficarão sem os voos da Azul a partir de março.
A companhia aérea atribuiu a decisão a uma série de fatores, que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
A empresa informou que os clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No início do mês de janeiro, a companhia já havia comunicado a decisão de encerrar os voos comerciais no aeroporto de Correia Pinto e na mesma semana diretores da empresa participaram de uma reunião on-line com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), e lideranças da região, entre elas, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, a prefeita de Correia Pinto, Lúcia Ortiz, e os diretores da Associação Empresarial de Lages (ACIL).
Durante o encontro, a empresa recebeu propostas de parcerias para a manutenção dos voos, como a redução na oferta semanal de voos, até auxílio, por parte dos empresários, nos custos operacionais de solo e garantia de ocupação mínima dos voos.
Porém, nesta sexta-feira, (24) a Companhia aérea divulgou o comunicado confirmando o encerramento das operações em Correia Pinto.
O secretário de Portos , Aeroportos e Ferrovias de SC, Beto Martins divulgou uma nota sobre a decisão da Azul.
Confira o que diz a nota do Governo de SC
“O Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias lamentam a decisão da Azul Linhas Aéreas
A Azul Linhas Aéreas é uma empresa privada e não está ao nosso alcance penalizá-los por isto, mas é certo que iremos buscar todas as alternativas possíveis para tentar amenizar esta grande e lastimável perda para a Região Serrana.
O Governador Jorginho Mello já falou pessoalmente com a Azul e lamentamos que eles não tenham sido sensíveis ao nosso pleito. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) irá avaliar e rever qualquer concessão que o Estado já tenha feito à referida empresa, que tenha contado com este atendimento que está sendo desfeito.
Na próxima segunda-feira (27), já teremos uma reunião exclusivamente para tratar do tema. Esta será a minha primeira missão no retorno ao comando da secretaria. Tentaremos inclusive novo contato com a Azul, e também daremos sequência aos contatos que já foram iniciados com outras empresas.
Tão logo tenhamos algum fato novo, comunicaremos a todos.
O que dizem as lideranças da região
O coordenador do Fórum das Entidades de Lages, Jeferson Rodrigo de Oliveira, lamentou profundamente a decisão da Azul e classificou como um “duro golpe para a economia da região”. Segundo ele,
“A conectividade aérea é fundamental para a nossa cadeia produtiva e para o desenvolvimento da Serra Catarinense”. A suspensão dos voos prejudica não apenas a classe produtiva, mas toda a comunidade da Serra, que depende dessa importante via de acesso”, disse.
A Prefeitura de Correia Pinto também se manifestou através de uma nota.
A Prefeitura de Correia Pinto lamenta profundamente a decisão da Azul Linhas Aéreas de encerrar as operações que atendem a nossa região.
Reconhecemos o impacto significativo dessa medida para nossa população, o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do turismo local.
Em busca de soluções, informamos que estamos trabalhando em conjunto com o Governador Jorginho Mello e a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado de Santa Catarina. Reuniões e articulações estão sendo realizadas para reverter essa decisão ou minimizar seus impactos, garantindo a continuidade da conectividade aérea da nossa região.
Nosso compromisso é com o bem-estar dos moradores de Correia Pinto e o desenvolvimento de toda a Região Serrana. Continuaremos empenhados, ao lado do Governo do Estado, para buscar parcerias com outras companhias aéreas e explorar alternativas que atendam as necessidades de nossa comunidade.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO