Rádio Clube Compartilhar
CATIVEIRO ILEGAL

Aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal são resgatadas em Lages

As aves resgatadas não possuíam anilhas

• Atualizado

Juliana Puhale

Por Juliana Puhale

Aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal são resgatadas em Lages | Foto: CPMA Lages
Aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal são resgatadas em Lages | Foto: CPMA Lages

Uma operação do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) resultou na apreensão de sete aves da fauna silvestre que eram mantidas em cativeiro de forma irregular em uma residência no município de Lages. A ação ocorreu nesta segunda-feira (12).

Durante a fiscalização, os policiais ambientais constataram a presença de diversas aves silvestres alojadas em gaiolas, sem as devidas autorizações emitidas pelo órgão ambiental competente. Entre as espécies resgatadas, foram identificadas três Coleirinhas, um Tico-tico, um Cabeça-de-velho, um Sabiá-laranjeira e um Sabiá-peito-branco.

No local, a equipe do CPMA também apreendeu um alçapão, um instrumento utilizado para a captura de aves e diversas gaiolas para manter os animais em cativeiro.

As aves resgatadas não possuíam anilhas, o sistema de identificação individual obrigatório para criadores autorizados. Além disso, o responsável pelo imóvel não possuía cadastro como criador autorizado junto aos órgãos ambientais.

Diante da situação, o indivíduo responderá tanto na esfera administrativa quanto criminal por manter animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão legal, infringindo a legislação ambiental brasileira.

Leia também

Polícia Militar prende homens por receptação e recupera carro furtado em Lages

Uma ação da Polícia Militar (PM) de Lages, na tarde desta segunda-feira (12) resultou na prisão de três homens pelo crime de receptação e na recuperação de um veículo Renault Logan que havia sido furtado na cidade de Taió.

De acordo com informações da PM, as guarnições receberam um alerta da agência de inteligência sobre a circulação do carro furtado em Lages.

Durante patrulhamento no bairro Penha, os policiais avistaram o veículo com três ocupantes. Ao receberem ordem de parada, o condutor desobedeceu e iniciou uma fuga.

A perseguição se estendeu até o bairro Vila Mariza, onde o motorista perdeu o controle do Renault/Logan e colidiu contra o muro de uma residência. Um dos suspeitos foi detido no local do acidente, enquanto os outros dois tentaram fugir a pé.

A Polícia Militar, com o apoio de outras viaturas e da aeronave Águia 04, realizou um cerco na região e conseguiu localizar e prender os dois fugitivos nas proximidades.

Os três homens detidos pelo foram encaminhados à Central de Polícia Civil de Lages para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.