Rádio Clube Compartilhar
Ação conjunta

Autoridades e comerciantes de Lages unem forças para enfrentar furtos e arrombamentos da região

A reunião aconteceu na CDL nesta terça-feira (15)

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Amarildo Volpato / Rádio Clube
Foto: Amarildo Volpato / Rádio Clube

Aconteceu na manhã desta terça-feira (15), uma reunião do Conselho de Segurança de Lages (Consel), no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a fim de abordar a preocupante reincidência de crimes de furtos e arrombamentos que têm afetado a cidade. 

O encontro reuniu importantes lideranças e representantes da segurança pública e do comércio local, incluindo o presidente do Consel, Moisés Faraon, membros do Ministério Público, Judiciário, CDL, Acil, OAB, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal.

Durante a reunião, foram discutidos os constantes arrombamentos ao comércio da cidade. Moisés Faraon destacou a preocupação com a reincidência dos crimes, já que os mesmos indivíduos costumam ser liberados e acabam cometendo novos delitos. “Nosso maior problema hoje está na legislação, que acaba ‘protegendo’ esses criminosos”, afirmou o presidente. Ele enfatizou que as forças de segurança estão trabalhando de forma eficaz, mas que é necessário buscar alternativas que garantam a prisão dos infratores por mais tempo.

Um dos principais temas abordados foi a relação direta entre os crimes patrimoniais e o consumo de drogas. O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rangel, apontou que mais de 95% dos furtos e arrombamentos estão ligados ao tráfico de entorpecentes. Para combater essa realidade, o foco deve estar tanto na prevenção dos crimes quanto no fortalecimento das medidas de segurança nos estabelecimentos.

Além disso, Moisés destacou a importância do monitoramento por câmeras de segurança, do investimento de proteção como grades e cadeados nos comércios e da colaboração da população em fornecer imagens e depoimentos claros para facilitar as investigações. 

Atualmente, Lages conta com 84 câmeras de monitoramento externo, e há um pedido para a instalação de mais 120 câmeras a partir do próximo ano. Esse esforço será feito em parceria com a Prefeitura de Lages, liderada pela prefeita eleita Carmen Zanotto, e o governo do estado.

A reunião reforçou o compromisso das autoridades e da comunidade local em buscar soluções efetivas para aumentar a segurança na cidade, seja por meio de medidas de prevenção, melhorias no monitoramento ou mudanças na cidade.

Informações do Repórter Amarildo Volpato, da Rádio Clube.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.