Aumento do nível do Rio Carahá preocupa moradores de Lages; veja imagens
Defesa Civil afirma que já houve diminuição da água, mas que segue em alerta
• Atualizado
A chuva intensa que atingiu Santa Catarina nos últimos dias começou a refletir na elevação dos rios. Em Lages, o acumulado até o momento é de 124,27 mm de chuva em 96 horas. Já o nível de água do rio Carahá está em 4,61 metros, o que tem preocupado moradores que vivem no entorno.
Em entrevista concedida à Rádio Clube de Lages, o secretário executivo da Defesa Civil, João Eduardo da Silva Pacheco, afirmou que a situação do rio já está estabilizada.
“O escoamento da água já está normal, apesar de lenta. Já houve uma diminuição na régua onde faz a medição do volume de chuva”, disse Pacheco.
De acordo com o secretário, quando o nível da água está em 4,75 metros, há possibilidade de inundação em alguns pontos. Com o nível atual em 4,61 metros e a possível chuva de apenas 15 mm que ocorrerá hoje, não alterará o nível para uma forma mais grave.
“Tivemos algumas ocorrências registradas de bueiros entupidos, mas já estão sendo solucionados. Até o momento não houve a necessidade de ativação de abrigos, mas seguimos monitorando toda a cidade”, finalizou o secretário Pacheco.
Em nota emitida nesta manhã de quinta-feira (13), a Defesa Civil afirmou que está em alerta e monitorando as chuvas dispersas e possíveis tempestades para os próximos dias.
Como solicitar ajuda
Em situações de emergência a comunidade pode solicitar ajuda diretamente no telefone: (49) 98406 4037 e em horário comercial no telefone (49) 3019 7477, para o contato com a Defesa Civil.
De acordo com a Defesa Civil, a linha 199 está apresentando falhas e já houve um contato com uma operadora de telefonia para resolução, ainda sem sucesso para resolução.
Veja imagens do Rio Carahá:
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO