Atleta lageano é convocado para a Seleção Brasileira de natação
Gabriel Nerbass vai disputar o campeonato mundial escolar na Sérvia
• Atualizado
Um marco histórico para o esporte de Lages! O jovem nadador Gabriel Oliveira Nerbass, de 15 anos, acaba de ser convocado para a seleção brasileira de natação e irá representar o Brasil no GYMNASIADE U15, o Campeonato Mundial Escolar. A competição, que reunirá cerca de quatro mil atletas, acontecerá em Zlatibor, na Sérvia, de 04 a 14 de abril.
“É uma emoção muito grande. Recebi a notícia na segunda-feira e estou me dedicando ao máximo nos treinos para representar minha equipe e a cidade da melhor forma possível junto com a seleção brasileira na Sérvia”, declarou o atleta.
Para alcançar o melhor desempenho no mundial, Gabriel intensificou os treinos na piscina do Clube Caça e Tiro, com sessões duplas de manhã e à tarde. Gabriel é atleta da equipe Caça e Tiro 1º de Julho/Asena/Uniplac/FME.
“Estou treinando muito para chegar lá e fazer o melhor resultado possível”, disse Gabriel.
O nadador lageano vai disputar as provas de 50, 100 e 200 metros costas, além de 200 e 400 metros medley, modalidades em que conquistou medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), competição que o levou à convocação.
Nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2024, que aconteceram no Recife (PE), o nadador, único lageano na equipe catarinense, conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata, além de um 5° lugar. Esses resultados levaram Gabriel aos Jogos Escolares Sul-Americanos que aconteceram em Bucaramanga, na Colômbia, em dezembro do ano passado, onde foi medalha de prata nos 50 metros costas.
Gabriel é o único atleta de Lages convocado para a seleção brasileira, o que aumenta ainda mais o orgulho da cidade. Vander Gonsales, técnico de Gabriel na equipe Caça e Tiro 1º de Julho/Asena/Uniplac/FME, compartilhou a alegria da equipe com a convocação do atleta.
“É muito bacana ter um lageano, um catarinense, representando o Brasil no mundial. A expectativa era grande, pois ele já havia conquistado medalhas nos Jogos Sul-Americanos do ano passado e a base para o mundial eram os JEBs e os Jogos Sul-Americanos. Sabíamos que ele seria convocado, mas estávamos ansiosos pela confirmação oficial”, revelou o técnico.
Segundo Vander, esta é a primeira vez que um atleta de Lages é convocado para o mundial de natação. “Já tivemos atletas nossos convocados para o Pan-Americano, mas para o mundial, acredito que seja a primeira vez”, afirmou Vander.
A convocação de Gabriel tem sido um fator motivador para toda a equipe do Clube Caça e Tiro e inspira novos talentos.
“Tem muita gente torcendo pelo Gabriel e feliz com suas conquistas. Isso motiva os outros atletas a se dedicarem e treinarem cada vez mais, pois as conquistas e vitórias estão abertas para todos, dependendo da aplicação e determinação de cada um”, finalizou Vander.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO