Atendimento médico na UPA 24h em Lages aumenta 24% em 15 dias
Segundo a Secretaria de Saúde de Lages 85% dos atendimentos na UPA não são urgentes. São considerados classificação de risco na cor verde
• Atualizado
No último mês, a UPA 24h e as Unidades de Saúde estão recebendo um grande volume de pessoas procurando por atendimento, seja por urgência ou emergência, até mesmo para casos não urgentes, troca de receitas ou atestados.
A UPA 24h, nos últimos 15 dias, com a volta dos atendimentos pediátricos, teve um aumento de 24% nos seus atendimentos, passando de 393 atendimentos médios por dia em abril, para 488 atendimentos médios por dia em maio.
85% dos atendimentos na UPA não são urgentes, são considerados classificação de risco na cor verde, ou seja, são atendimentos que não precisariam estar na porta da UPA.
Segundo o Ministério da Saúde, a UPA 24h deveria ter somente 3 médicos por período e estar atendendo no máximo 7 mil pacientes por mês, e a realidade é outra: a UPA possui 7 médicos no período diurno atualmente, 6 à noite e 4 de madrugada, e além disso, atendeu em abril, 11.791 pessoas.
Em maio, com 12 dias de funcionamento, a UPA já atendeu 6.343 pessoas. Neste ritmo, com a volta dos atendimentos pediátricos, a projeção é de passar de 16 mil atendimentos até o final do mês.
Segundo a Secretaria de Saúde, a população tem procurado o serviço da UPA no mesmo horário, no período da tarde, onde o movimento é de cerca de 200 pessoas. Comparado com o período da manhã, o número de atendimentos à tarde, é 17% menor. E à noite, 20% menor. Para a população que procura o serviço para atendimentos não urgentes, a orientação e pedido é que busquem horários alternativos, com o da manhã e à noite.
A Secretaria Municipal da Saúde faz um pedido a população: caso necessite de atendimento e não tenha consulta previamente agendada, procure a sua Unidade de Saúde no horário de estratificação de risco (08h às 10h), e evite horários de pico da UPA 24h.
Para sintomas gripais, Lages conta com a Tele Triagem do Saúde na Mão Lages, com ligações gratuitas e ilimitadas no 0800 444 3355. Neste número, a população poderá ter acesso a um profissional da saúde, que fará o atendimento e direcionará esta pessoa ao serviço adequado.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO