Rádio Clube Compartilhar
Agora vai?

Atendimento da UPA Lages será terceirizado; saiba qual entidade e data

O secretário afirmou que a instituição vai administrar a UPA após a unidade não ter conseguido preencher as escalas solicitadas pelo CRM

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação
Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação

Uma entidade sem fins lucrativos vai assumir os atendimentos médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lages, na Serra Catarinense. À Rádio Clube de Lages, o secretário municipal, Claiton Camargo, afirmou nesta sexta-feira (26) que os serviços da terceirizada iniciarão a partir do dia 1º de junho.

De acordo com o secretário, o Instituto Maria Schmitt (IMAS) vai administrar a UPA do município, após a unidade não ter conseguido preencher as escalas solicitadas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). A secretaria implantou uma medida de comissionamento aos médicos para ajudar a preencher as escalas, que também não obteve sucesso.

“Vai ser terceirizada, sim, estamos nesse trâmite e estamos tratando isso internamente já há alguns dias e temos um plano B. Lembrando que fomos notificados pelo CRM e não vamos deixar a UPA de Lages sem atendimento. Por isso, vamos utilizar o recurso que for necessário”, disse.

O secretário afirma que a partir do dia primeiro de junho a empresa deve iniciar os trabalhos na UPA. “A partir do dia primeiro de junho nós já queremos estar com o serviço terceirizado para que a gente resolva o problema da dificuldade de escala médica e esse é o compromisso de qualquer empresa terceira que vai assumir. Nosso posicionamento muda de cobrado, para cobrador”.

Sobre o instituto, o agente público disse que a instituição já administra UPA’s e tem conhecimento dos processos de gerenciamento de unidades de saúde públicas.

“Além de ter o apoio de uma empresa que já tenha conhecimento e especialização de outras UPAs de onde ela já faz esse processo, ela conta também com profissionais médicos de diversos outros locais para complementar a nossa demanda de atendimento”, disse Claiton.

Conheça o instituto que vai administrar a UPA Lages

O instituto IMAS (Instituto Maria Schmitt), que vai administrar a UPA Lages, foi fundado em 2017 e funciona como uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter beneficente de assistência social. A organização atua na promoção da saúde, com autonomia administrativa e financeira e prazo de duração indeterminado, sendo regido por Estatuto Social e pela legislação pertinente.

O Instituto Maria Schmitt foi reconhecido como Organização Social de Saúde pelo Decreto nº 1.449 de janeiro de 2.018, passando assim a ter a possibilidade de participar de quaisquer licitações para gestão de Unidades de Saúde, sejam hospitalares ou de saúde básica no estado de Santa Catarina. 

De acordo com o site da IMAS, a organização possui uma equipe técnica multiprofissional e especializada no setor saúde, com consultores nas mais diversas áreas como: administração, farmácia bioquímica, contabilidade, direito, medicina, contando ainda com o auxílio de empresas parceiras para execução de cursos ou serviços de acentuada especificidade técnica. Desenvolve programas e cursos voltados à questões técnicas e de gestão de estabelecimentos de saúde.​

Assista à reportagem:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.