“Assustador”: Pinheiro de um século de história cai durante ventania e provoca estragos em Lages
A família, dedicada ao cultivo de lúpulo, está agora contabilizando os prejuízos
• Atualizado
Era uma noite tranquila na localidade Pedras Brancas, em Lages, quando Ana Paula Melo de Jesus e suas duas filhas foram surpreendidas por uma forte ventania que derrubou quatro pinheiros e uma árvore na sua propriedade na quarta-feira (12). Uma das araucárias, com mais de um século de idade, carregava consigo parte da história da região.
A família, dedicada ao cultivo de lúpulo, está agora contabilizando os prejuízos causados pelos ventos e chuvas intensas que assolaram a cidade serrana. Uma estufa foi danificada e a plantação sofreu danos significativos, com postes derrubados e estruturas danificadas. Além disso, a estrada de acesso à localidade chegou a ser bloqueada durante o ocorrido.
Leia Mais
“Foi assustador. O vento começou às 18h30 e eu estava apenas com minhas duas filhas em casa. As janelas começaram a balançar e corremos para o banheiro, que é a parte de alvenaria da casa. Ventava muito, foi uma sensação horrível.”
Contou a agricultora Ana Paula ao Portal SCC10.
Nos últimos dias, diversas cidades da região serrana têm enfrentado desafios decorrentes de fenômenos climáticos registrados e intensificados, especialmente entre quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Essas precipitações intensas têm causado uma série de problemas, como alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos de terra e até mesmo a interdição de balsas.
Nesta quinta-feira (13), Urubici chegou a decretar situação de emergência em decorrência dos estragos causados na cidade. Segundo a prefeitura municipal, mais de 50% da população foi afetada direta ou indiretamente pelos fenômenos climáticos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO