Cotidiano Compartilhar
Jornada de fé

Arcebispo de Aparecida realiza missa festiva em Urubici

O Arcebispo Dom Orlando Brandes comemorou na cidade natal os 50 anos de ordenação sacerdotal

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Foto: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens
Foto: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

No último domingo (01), Urubici recebeu uma missa festiva em homenagem a Dom Orlando Brandes, Arcebispo Metropolitano em Aparecida (SP), que celebrou 50 anos de ordenação sacerdotal. Natural de Urubici, Dom Orlando, de 78 anos, foi agraciado com uma celebração especial a convite de Dom Guilherme Werlang, Bispo Diocesano de Lages.

As missas em comemoração ao Arcebispo que atua na Basílica Nossa Senhora Aparecida, foram realizadas na Igreja Matriz de Urubici e na localidade de Consolação, onde Dom Orlando foi batizado. A comunidade local compareceu em peso para participar desta importante comemoração, demonstrando seu carinho e respeito pelo ilustre conterrâneo.

Leia mais sobre a trajetória do Arcebispo de Aparecida Dom Orlando:

Os municípios de Urubici e Bom Retiro possuem um registro histórico dentro da Igreja Católica, com mais de 30 padres ordenados ao longo das últimas décadas, conforme pesquisa realizada junto aos padres nascidos nesses municípios que citam os colegas. Muitos desses padres, incluindo figuras notáveis, são contemporâneos e estudaram juntos nos seminários entre as décadas de 1960 e 2000.

Entre esses religiosos destacados está Dom Orlando Brandes, que recentemente comemorou 50 anos de sacerdócio com uma celebração especial em Aparecida, na presença do Bispo de Lages, Dom Guilherme Werlang e também uma comemoração na sua terra natal, Urubici. 

Nascido em Urubici e com 78 anos, Dom Orlando Brandes passou quase uma década estudando no seminário de Lages. Atualmente, ele é Arcebispo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, um dos mais importantes centros de peregrinação do Brasil.

Durante uma entrevista para o repórter Amarildo Volpato, da Rádio Clube, Dom Orlando relembrou com carinho sua infância na Serra Catarinense e os primeiros passos na formação sacerdotal. Ele compartilhou memórias de sua juventude em Urubici e do tempo que passou no seminário.

“Eu estou celebrando agora 50 anos do meu sacerdócio, mas eu fui batizado em Urubici, na Capela da Consolação. Lá recebi os primeiros rudimentos da educação e assim a minha vocação foi crescendo e em 1958 entrei no seminário de Lages. Aquele prédio bonito lá no meu tempo chamado o bairro Lomba Seca, porque faltava bastante água naquele tempo. Lá estudei oito anos e ali comecei a amar ainda mais Lages, a Diocese, Dom Daniel Austin, Dom Honorato Piazera, Dom Anelis Marchiori e agora Dom Guilherme, os grandes bispos da Diocese de Lages”, afirmou o Arcebispo.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Twitter ,  Instagram ,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.