Rádio Clube Compartilhar
Denúncias

Após reportagem do SCC SBT, outros moradores denunciam maus-tratos em asilo de Lages

Denúncias de agressões e as condições precárias na instituição foram relatadas por funcionários da entidade

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Moradores de Lages, na Serra Catarinense, relataram outras denúncias de maus-tratos a idosos no Asilo Lar Menino Deus, depois da reportagem do SCC SBT divulgada nesta terça-feira (28), onde mostra moradores da instituição sendo agredidos e as condições precárias da unidade. Fundado em 2001, o asilo Lar Menino Deus fica localizado no bairro Petrópolis e atualmente abriga 60 idosos na instituição.

Familiares de residentes e ex-moradores do asilo encaminharam mensagens onde relatam situações e experiências vividas no local. Uma mulher contou à reportagem que sua falecida bisavó era mantida amarrada quando morava na instituição e a família percebia hematomas nos braços da idosa quando a visitava.

 Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Ao Portal SCC10, outra mulher afirmou que percebia índicios das ações quando trabalhava na prefeitura municipal e realizava trabalhos com programas de saúde no asilo.

 Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Uma ex-funcionária de outro asilo, que é administrado pela mesma direção do asilo Lar Menino Deus, relatou que na instituição uma escova de dente seria ofertada a todos os idosos. Ainda segundo ela, restos de panos de lençol seriam passados no rosto de todos os moradores do asilo.

 Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O que diz a Polícia Civil e o Ministério Público

A Polícia Civil afirmou que o Ministério Público é responsável pela fiscalização do asilo Lar Menino Deus, que deve proceder com a ocorrência através de processo administrativo. Segundo o órgão de segurança, a polícia apenas apura questões particulares, quando há agressão de uma pessoa para outra.

O Ministério Público disse à reportagem do Portal SCC10 que recebeu a denúncia e a situação está sendo investigada pela Promotoria de Justiça que atua na área da Cidadania. Afirmou, ainda, que no momento, é o que pode ser informado.

Nota do asilo Lar Menino Deus

Ainda nesta terça-feira (28), o Asilo Lar Menino Deus afirmou que foi criada uma sindicância interna para a apuração dos fatos, que a coordenadora foi afastada e todos os empregados envolvidos foram demitidos. Informou, ainda, que repudia todo e qualquer ato de violência praticado contra idosos e que está tomando medidas necessárias. Confira a nota completa do asilo:

A Diretoria do Asilo Lar Menino Deus vem a público esclarecer que diante de fatos estranhos a atividade e indícios de maus tratos a idosos acontecidos no interior do asilo por parte da equipe de cuidadores, tomou as seguintes providências:

Foi criada uma Sindicância interna para apuração dos fatos;

A Coordenadora da casa foi afastada até o encerramento da sindicância, e;

Todos os empregados envolvidos nos fatos já foram demitidos.

O Asilo Lar Menino Deus repudia todo e qualquer ato de violência praticado contra idosos e está tomando medidas para que pessoas mal intencionadas não façam parte do seu quadro funcional.

E, até o encerramento da sindicância interna, qualquer conclusão nesse momento será meramente especulativa e temerária.

Atenciosamente,

Direção do Asilo Lar Menino Deus

Leia também:

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.