Cotidiano Compartilhar
Inclusão musical

Tecnologia e música para transformar vidas: Apae de Lages recebe piano adaptado

A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no ginásio da Apae

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Entrega do piano para a Apae. | Foto: Handerson Souza / Rádio Clube
Entrega do piano para a Apae. | Foto: Handerson Souza / Rádio Clube

A Apae de Lages celebrou um marco em musicoterapia e inclusão na manhã desta quarta-feira (13), no ginásio da Apae, com a entrega oficial do piano Wall-F, um instrumento adaptado especialmente para neurodivergentes.

Desenvolvido pela Escola Sesi Lages, a iniciativa conta com o  apoio financeiro do Fundo Social Sicredi, e Rotary Club de Lages Alvorada, o projeto busca transformar a terapia e educação de alunos com deficiências neurológicas na Serra Catarinense.

O piano Wall-F é resultado da criatividade e empenho da equipe de robótica Robôbaio, da Escola Sesi Lages, que conquistou o 2º lugar em Core Values na etapa nacional do maior torneio de robótica do mundo, a FLL, realizada em Brasília. Projetado para facilitar o aprendizado musical de maneira terapêutica, o equipamento é um símbolo de inclusão e inovação. 

Utilizando um software exclusivo, o piano se transforma em uma ferramenta híbrida que integra música e tecnologia assistiva, possibilitando que pessoas com TEA, TDAH, síndrome de Down, Alzheimer, entre outras condições, explorem os benefícios terapêuticos da música.

A entrega do piano marca o início de uma fase promissora para a musicoterapia na região. Este primeiro piano é um protótipo de um projeto maior que visa beneficiar outras Apaes da Serra Catarinense. Integrado aos tratamentos pedagógicos e terapêuticos, o piano amplia as possibilidades de desenvolvimento cognitivo e sensorial dos alunos, proporcionando uma experiência enriquecedora para neurodivergentes, especialmente aqueles com limitações de comunicação verbal.

A iniciativa contou com o apoio do Rotary Club de Lages Alvorada, que articulou a parceria entre as entidades e viabilizou o financiamento pelo Fundo Social Sicredi. A construção do piano foi realizada pelo professor Marcos Domingues Lopes, no laboratório de marcenaria do Senai Lages, com a colaboração da Fritz Dobbert, maior indústria de pianos da América Latina.

Com uma emenda parlamentar prevista para 2025, há expectativa de expandir este projeto para todas as Apaes da região e para a Escola Cívico-Militar de Lages, EEB Cora Batalha, beneficiando diretamente centenas de alunos e potencializando o impacto social da iniciativa.

A entrega do equipamento simboliza a realização de um sonho coletivo, que une tecnologia, educação, inclusão e terapia, com o potencial de transformar vidas na região.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.