Almofadas do Coração: um gesto de amor que acolhe mulheres com câncer em Lages
Doação de almofadas é inspirada em projeto internacional
• Atualizado
Uma iniciativa de uma servidora pública de Lages tem levado solidariedade e carinho para mulheres que enfrentam o câncer de mama. Angelita Barroso transforma linhas e tecidos em verdadeiros abraços para mulheres que estão fazendo tratamento contra a doença.
Inspirada em um projeto internacional criado pela norte-americana Janet Kramer Mai, Angelita confecciona as chamadas “Almofadas do Coração”, peças feitas de algodão que aliviam dores físicas e emocionais durante o tratamento.
Com um formato especial, as almofadas se encaixam perfeitamente sob a axila, o que ajuda a reduzir a dor no ombro e no braço, comuns após a cirurgia de mastectomia. Mas além do conforto físico, as peças carregam um significado muito especial: o formato de coração simboliza o amor, o carinho e a esperança que são tão necessários nesse momento delicado que as mulheres estão passando.
A produção acontece em um ateliê improvisado na própria casa, onde ela dedica seu tempo livre para transformar tecidos coloridos em peças que trazem conforto e alegria. Junto com as almofadas, ela inclui mensagens inspiradoras e informações sobre o projeto, incentivando as mulheres a encararem a doença com coragem e esperança.
“Cada almofada é única e especial para mim, a pessoa que recebe eu nunca nem vou conhecer, mas o que importa é que aquela almofada ali vai levar um alívio pra ela, vai ajudar a passar pela dor com mais facilidade e isso é o que me basta, saber que eu estou fazendo algo que vai fazer diferença na vida de alguém”, conta Angelita.
As almofadas confeccionadas pela Angelita são doadas de forma totalmente gratuita para a Unidade de Alta Complexidade Oncológica e a de Radioterapia do Hospital Tereza Ramos, em Lages para serem entregues às pacientes. Ela também realiza doações para hospitais de outras cidades do estado como Chapecó, no oeste e Florianópolis, no litoral. A distribuição é feita em parceria com hospitais e voluntários, que ajudam a levar as almofadas até quem precisa.
“É emocionante ver o impacto positivo desse projeto na vida de tantas pessoas”, diz Angelita.
E a iniciativa vai além da confecção das almofadas, ela também produz “naninhas” para crianças internadas no Hospital Infantil de Lages, espalhando amor e carinho para os pequenos.
Em 2021, a Angelita adaptou as “almofadas do coração” e produziu as “almofadas da gratidão”, que eram doadas para os pacientes que saíam da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) depois de enfrentar a luta contra a covid-19 no Hospital Tereza Ramos em Lages. E a intenção também era a mesma, aliviar a dor e levar esperança aos pacientes e seus familiares, um símbolo de amor e de recomeço de vida.
Confira a reportagem produzida pelo SCC SBT sobre o Coração da Gratidão em 2021
Você também pode ajudar
Para conhecer mais sobre o projeto ou fazer doações de tecidos e materiais de costura é só entrar em contato com Angelita no (49) 9911-9715.
A história de Angelita é um exemplo de que a solidariedade pode transformar vidas. Ao dedicar seu tempo e talento para ajudar outras pessoas, ela mostra que cada um pode fazer a diferença para um mundo mais solidário e acolhedor.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO