Alesc Itinerante chega à Serra Catarinense e discute projetos para a região
Os deputados representantes da Serra estão em Lages discutindo novos projetos e investimentos
• Atualizado
O programa Alesc Itinerante chegou ao Centro Serra, em Lages, nesta terça-feira (12), promovendo uma série de discussões e votações importantes para a região. Realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o evento reúne os deputados estaduais, incluindo os representantes da bancada da Serra, como os parlamentares Marcius Machado, Mário Motta, Lucas Neves e Nilso Berlanda.
A Alesc é o órgão responsável por elaborar, discutir e aprovar as leis que regem o estado, representando os interesses da população catarinense e fiscalizando o Poder Executivo. Composta por deputados estaduais eleitos, a Assembleia atua como um espaço de debate sobre questões relevantes para a sociedade catarinense, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento do estado.
A iniciativa Alesc Itinerante leva essas atividades legislativas diretamente às diversas regiões de Santa Catarina, possibilitando maior proximidade entre os deputados e a população. A penúltima edição deste ano acontece em Lages, nos dias 12 e 13 de novembro, com uma agenda voltada aos temas mais urgentes da região.
Durante a coletiva de abertura, o deputado Marcius Machado destacou a importância de projetos que visam melhorar a infraestrutura e os serviços de saúde locais. Ele divulgou o investimento de R$5 milhões para o Hospital de Bocaina do Sul, visando restaurar o Hospital São José e oferecer melhor atendimento às famílias da região. Além disso, mencionou o projeto de lei que criou pontos de descanso para caminhoneiros, com locais de parada em diversas rodovias catarinenses, incluindo a Polícia Rodoviária Estadual do Painel.
O deputado Mário Motta, destacou que além de acompanhar o trabalho das comissões, de entender como uma lei chega ao plenário para ser voada por todos os deputados, existe um projeto de lei para reconhecer a instituição Doce Vida, de Lages, como de utilidade pública, em função do trabalho preventivo ao diabetes. Ele também destacou a proposta de nomear um trecho da SC-114 em homenagem a André Andreazza, importante figura de Lages que contribuiu para o esporte e a economia local.
Outro tema de grande impacto discutido durante o evento foi a proposta de proibir o plantio de pinus em algumas áreas da Serra Catarinense. O deputado Nilso Berlanda destacou que os políticos estão ouvindo as empresas para agregar aos projetos, de forma que as decisões tomadas não venham atingir a economia da região. “A Serra Catarinense depende do pinus, do eucalipto e de outras madeiras; é nosso papel defender essa produção”, enfatizou Berlanda.
O deputado Lucas Neves celebrou o fato de Lages sediar pela primeira vez o evento Alesc Itinerante, destacando a importância de aproximar os parlamentares das necessidades da região. Ele mencionou, ainda, o apoio à construção de terceiras faixas na BR-282 e a expectativa de que as obras avancem em breve, garantindo mais segurança e eficiência para o transporte na região.
A Alesc Itinerante continua até quarta-feira (13), como uma oportunidade para que a população acompanhe de perto o trabalho dos deputados e para que questões importantes para o desenvolvimento da Serra Catarinense sejam debatidas diretamente com os parlamentares.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO