Alerta vermelho: veja a situação de cidades da Serra Catarinense após fortes chuvas
Ainda nesta manhã, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta vermelho para a possibilidade de tempestade severa na região.
• Atualizado
A forte chuva que atinge diversas regiões de Santa Catarina nesta quinta-feira (16) começou a refletir em transtornos em cidades da Serra Catarinense. Ainda nesta manhã, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta vermelho para a possibilidade de tempestade severa na região.
Conforme o comunicado, os municípios de Lages, Bocaina do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito podem ter temporal, raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos neste dia.
Veja a situação das cidades:
Lages
A Defesa Civil de Lages informou que está em alerta por conta da possibilidade de inundação. O coordenador do órgão, sargento Pacheco, comunicou que a precipitação prevista é de 120 milímetros até sábado (18) na cidade.
Segundo dados de monitoramento da Defesa Civil, nas últimas 24hs choveu o equivalente a 30 milímetros, ou seja muita chuva para um curto período de tempo. No entanto, a vazão do rio Carahá está normal com a régua marcando 2.18 metros até o momento, sendo que para ocorrer problemas de represamento e enchente o nível fica entre 5 a 5,20 metros.
“Provavelmente não haverá inundação, mas verificaremos os níveis de água dentro do Rio Carahá. Comunicaremos os pontos críticos caso haja transbordamentos. Casos de deslizamento de terra, queda de árvores e casas em áreas de risco, podem ser comunicados à Defesa Civil”, disse Pacheco.
São José do Cerrito
A prefeitura de São José do Cerrito informou que suspendeu o transporte escolar da rede pública municipal de ensino nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), em virtude das fortes chuvas. A compensação na carga horária do ano letivo será definida pelo Conselho de Educação e Secretaria Municipal de Educação.
Anita Garibaldi
A prefeitura de Anita Garibaldi informou que as fortes chuvas preocupam com pontes submersas, comunidades isoladas e problemas de trânsito por conta da invasão das águas. O prefeito da cidade, João Cidnei, assinou um documento para a suspensão das aulas no período vespertino desta quinta-feira.
A ponte da Rua João Elias Duarte foi interditada hoje pela manhã pela Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Saneamento Ambiental. O nível do lajeado aumentou de forma significativa oferecendo perigo para quem precisa utilizar a via e deixando a ponte vulnerável devido às fortes enxurradas.
Correia Pinto
O município de Correia Pinto também registrou alagamentos em ruas da cidade. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a situação de alguns locais após as fortes chuvas que caíram nesta quinta-feira (16).
Otacílio Costa
Em Otacílio Costa, Sergio Pinheiro, assessor de comunicação do município, comentou que a cidade enfrenta uma intensa precipitação, mas, até o momento, a situação está sob controle. Moradores da região também relatam a interdição das balsas desde setembro, incluindo as de São Sebastião, Mato Escuro e Santa Rosa. A chuva, por sua vez, agrava ainda mais essa condição.
Cerro Negro
As aulas foram canceladas hoje no município de Cerro Negro. Quanto aos demais municípios da Amures, ao longo da programação, manteremos você informado sobre as atualizações relacionadas às fortes chuvas desta semana.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO