Alerta na Serra Catarinense: fim de semana chuvoso e geada na próxima semana
Na próxima semana pode ocorrer formação de geada
• Atualizado
A Serra Catarinense se prepara para um fim de semana de tempo fechado e chuvoso, com a possibilidade de temporais isolados neste sábado (28). Áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de um sistema de baixa pressão trarão chuvas ocasionais, que podem variar de intensidade fraca a moderada, mas com picos de maior força, acompanhados de trovoadas, granizo localizado e ventania.
Leia Mais
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, esse sistema de baixa pressão dará origem a uma frente fria que, ao longo do domingo, promoverá muitas nuvens carregadas sobre o norte do Rio Grande do Sul, oeste e meio-oeste de Santa Catarina, e algumas áreas do litoral sul. Há previsão de volumes pontuais que podem ultrapassar os 100 milímetros, e em algumas regiões, entre o norte gaúcho e o sul e oeste catarinense, os acumulados podem chegar a 100 a 150 milímetros. Não se descarta a formação de alguns episódios de tempo severo, especialmente no setor oeste.
Frio Intenso
Após a instabilidade do fim de semana, a Serra Catarinense, assim como grande parte da região Sul, terá dias de tempo firme e ensolarado, mas com a chegada de um frio intenso. As temperaturas mínimas podem se aproximar ou ficar abaixo de zero grau em vários pontos da região, especialmente entre os dias 1, 2 e 3 de julho.
Geada Severa e Temperaturas Extremas
A preocupação maior para a Serra Catarinense é a formação de geadas severas. O meteorologista alerta para mínimas que podem atingir -4°C a -6°C em vários pontos do meio-oeste de Santa Catarina, e em alguns pontos da Serra Catarinense, as temperaturas podem despencar para -7°C a -9°C.
Recomendações da Defesa Civil
Diante das condições climáticas adversas, a Defesa Civil emite recomendações importantes:
- Durante os temporais: Busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes: Evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos: Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO