Rádio Clube Compartilhar
Preocupação

Alerta: Lages registra alta de 60% nos casos de doenças diarreicas

Nos primeiros 18 dias de janeiro, foram registrados 452 casos de DDAs em Lages.

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação
Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação

Doenças diarreicas agudas (DDAs) são um problema de saúde pública sério, e Lages não é exceção. A cidade registrou um aumento de 60% nos casos de DDAs no início de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros 18 dias de janeiro, foram registrados 452 casos de DDAs em Lages. Isso representa um aumento significativo em relação aos 274 casos registrados em dezembro de 2023.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Lages, as altas temperaturas, características do verão, aliadas ao aumento do fluxo de pessoas, têm contribuído para aumento. Além disso, a temperatura mais alta é mais propícia para a proliferação de micro-organismos que podem causar problemas intestinais

As DDA são doenças infecciosas gastrointestinais caracterizadas por episódios de diarreia, muitas vezes acompanhados de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Os agentes causadores mais comuns incluem vírus como o rotavírus e norovírus, além da bactéria Escherichia coli.

Causas e Prevenção

A Secretaria de Saúde alerta para os comportamentos que podem levar à contaminação, como ingestão de água, gelo ou alimentos contaminados, falta de higiene e contato direto com pessoas doentes. Para prevenir as DDA, é crucial adotar práticas de higiene e cuidados específicos:

  1. Lave as mãos: Utilize água e sabão ou álcool em gel, especialmente antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular e preparar alimentos, amamentar e tocar em animais.
  2. Beber água segura: Consuma água filtrada, tratada ou fervida. Evite o consumo de água de procedência desconhecida.
  3. Atenção à alimentação: Evite alimentos fora do prazo de validade, com aparência duvidosa ou embalagens danificadas. Não consuma alimentos crus, malcozidos ou de procedência desconhecida.
  4. Higienização adequada: Lave e desinfete frutas, legumes e verduras com solução de hipoclorito a 2,5%. Embale corretamente os alimentos antes de armazená-los na geladeira.
  5. Evite o gelo de procedência desconhecida: Tenha cautela ao consumir gelo, verificando sempre a procedência.
  6. Cuidado com alimentos em conserva: Não consuma alimentos enlatados se as embalagens estiverem estufadas ou amassadas.
  7. Limpeza e desinfecção: Higienize superfícies e utensílios usados na preparação de alimentos.

Ao perceber sintomas persistentes, é fundamental buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde do município ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além do Saúde na Mão Lages, pelo telefone: 0800 444 3355.  

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.