Cotidiano Compartilhar
Diga não ao álcool

Alcoolismo em Lages: consumo abusivo cresce e alcoólicos anônimos reforçam apoio

A OMS alerta para o impacto do álcool no Brasil

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Imagem ilustrativa | Foto: divulgação
Imagem ilustrativa | Foto: divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o alcoolismo é responsável por cerca de 2,6 milhões de mortes no mundo a cada ano, sendo aproximadamente 90 mil no Brasil. Entre as regiões com maior impacto, destaca-se o Sul do país, onde o número de mulheres ingerindo álcool de forma contínua tem aumentado significativamente, indicando uma tendência preocupante entre o público feminino.

Dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) revelam um aumento no consumo de bebidas alcoólicas entre a população adulta brasileira. Em 2024, a taxa de consumo não abusivo passou de 20,6% para 23,9%, enquanto o consumo abusivo subiu de 18,1% para 20,8%.

No Sul do país, o consumo abusivo entre mulheres atingiu 17,4% em 2023, e a frequência de abuso é maior entre homens (27,3%) do que entre mulheres (15,2%). Contudo, enquanto o consumo entre homens tem se mantido estável desde 2010, entre as mulheres, a tendência é de aumento.

Em Lages, o grupo dos Alcoólicos Anônimos (AA) oferece apoio diário para aqueles que buscam recuperação. Segundo Ivandel, membro do 10º Distrito dos Alcoólicos Anônimos com sede na cidade, “o alcoolismo é a doença da negação”, pois muitas vezes o alcoólatra e a própria família minimizam ou ocultam o problema:

“Segundo a OMS, o alcoolismo é uma doença progressiva, incurável e fatal. O bêbado sempre nega, a família esconde e a sociedade discrimina.”, afirma Ivandel.

Dinosi, também participante do AA, explica que aqueles que o primeiro passo é admitir que se perdeu o controle sobre a própria vida e aceitar a doença, um momento crucial para quem busca a recuperação:

“Primeiramente temos que admitir que nós somos impotentes que perdemos domínio sobre as nossas próprias vidas e aí vem um monte de coisa, principalmente a aceitação, que é nós aceitarmos que somos doentes. O Grupo de Alcoólicos Anônimos é um plano de vida, para toda a nossa vida.”, ressalta Dinosi.

A OMS também aponta que o álcool está envolvido em 36,7% dos acidentes de trânsito entre homens e 23% entre mulheres no Brasil. Em 2023, as internações relacionadas ao consumo de álcool também apresentaram números alarmantes. 

Para aqueles que lutam contra o alcoolismo em Lages, os Alcoólicos Anônimos estão disponíveis para ajudar, oferecendo apoio contínuo e a orientação necessária para a recuperação. O AA disponibiliza o telefone (49) 9 9902-3495, visando fornecer auxílio e orientação no caminho para a sobriedade.

Matéria em colaboração com o repórter da Rádio Clube, Rodrigo Silvério.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.