Rádio Clube Compartilhar
Sonho Realizado

África do Sul: Estudantes da Serra Catarinense relatam experiências de intercâmbio

Os estudantes ficaram durante três semanas no continente africano

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: JULA Centro Educacional
Foto: JULA Centro Educacional

Realizar um intercâmbio durante os estudos é um sonho para muitos estudantes. Durante três semanas, 23 estudantes das cidades de Urubici e Bom Retiro, na Serra Catarinense, e Alfredo Wagner, da região do Alto Vale do Itajaí, puderam realizar ao participar do intercâmbio de estudos e cultural na África do Sul, quando embarcaram no dia 6 de janeiro.

Através do JULA Centro Educacional e uma parceria com a empresa Egali, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o novo continente, além do conjunto de “primeiras” – viagem de avião, viagem internacional, viagem sem os pais e o primeiro encontro com uma diversidade cultural.

Foto: JULA Centro Educacional

Durante o período, os estudantes ficaram em host family, que são casas de famílias residentes do país. Na parte da manhã, realizavam um curso de inglês na escola Bayswater, e no restante do dia visitavam museus e conheciam os residentes e sua cultura no país. Segundo a professora e responsável pelo intercâmbio, Larissa Schlichting, a viagem à África do Sul foi retomada após a pandemia do coronavírus.

“O projeto é um sonho que se tornou realidade. Sempre me emociono quando falo disso, pois ver pessoas muito diferentes juntas e sempre com muita alegria e amor me motiva a fazer muito mais a cada dia. Para mim, o intercâmbio e a JULA mudam a vida das pessoas. Esse é o nosso principal combustível! Fazer a diferença de uma forma positiva na vida das pessoas”, disse a professora.

Foto: JULA Centro Educacional

Para o morador de Urubici, Gérison Stange, de 18 anos, os desafios e os conhecimentos adquiridos no país do continente africano foram as melhores experiências da viagem. “O momento mais marcante da viagem para mim foi conhecer todas as pessoas, porque são culturas extremamente diferentes e, entender a história de cada um foi realmente magnífico. Vou levar para sempre as pessoas que conheci lá”, disse o estudante.

O urubiciense Artur Souza Momo, de 17 anos, contou que com a experiência pôde estudar inglês, conhecer outras culturas e fazer novos amigos. “Acho que é incrível conhecermos outra parte do mundo. Estudando faz com que o momento passe rápido, sem perceber que estamos evoluindo nosso inglês. Foi uma experiência única e um sonho realizado”

Desde 2018, mais de 35 intercambistas já participaram do projeto e visitaram diversos países. De acordo com a responsável pelo centro educacional, o planejamento ocorre dois anos antes da viagem, com o início do planejamento, pagamento e estudos. Para participar, o interessado deve ser aluno da JULA ou já ter se formado na unidade.

Leia também:

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.