Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto será privatizado
O objetivo é modernizar e melhorar os serviços oferecidos pelo terminal
• Atualizado
O Aeroporto Regional da Serra Catarinense, localizado em Correia Pinto, foi incluído no Programa Nacional de Privatizações e terá a gestão transferida para a iniciativa privada. A informação foi confirmada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) ao secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Ivan Amaral.
“O programa será realizado em etapas e nesta primeira fase estão incluídos os aeroportos da Amazônia Legal e Nordeste. As outras regiões do país serão contempladas na sequência. Mas a concessão de Correia Pinto para a iniciativa privada neste futuro leilão deverá gerar investimentos significativos no Aeroporto, além de gestão privada por décadas”, afirma Ivan.
O processo faz parte do programa AmpliAR, lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que visa permitir que concessionárias que já operam grandes aeroportos no Brasil assumam a gestão de aeroportos regionais, como é o caso de Correia Pinto. O objetivo é modernizar e melhorar os serviços oferecidos nesses terminais, por meio de processos competitivos simplificados.
Durante uma audiência com Rafael Pereira Scherre, diretor de outorgas, patrimônio e políticas regulatórias aeroportuárias da SAC, Amaral foi informado que o Aeroporto Regional de Correia Pinto fará parte da segunda etapa do programa, prevista para o segundo semestre do próximo ano.
As concessionárias interessadas poderão incluir aeroportos regionais como Correia Pinto nos contratos de concessão. Em contrapartida, poderão obter a redução de outorgas ou o aumento dos prazos de concessão.
“Não sabemos a qual concessionária o Aeroporto de Correia Pinto estará vinculado, mas este modelo aproveita o sucesso das concessões federais para aportar investimentos e gestão nos aeroportos regionais, que não teriam força para serem concedidos isoladamente”, ressalta Rafael.
A inclusão do aeroporto no programa representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento da Serra Catarinense, ampliando a oferta de voos e fortalecendo a logística na região. Com mais empresas operando no terminal, a expectativa é de maior conectividade e crescimento econômico para a Serra, consolidando a posição estratégica no Brasil.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO