Rádio Clube Compartilhar
Defesa pessoal

Acadêmicas e servidoras da Udesc Lages participam de aula de defesa pessoal

A aula de defesa pessoal faz parte do projeto "Você não está só". E tem como objetivo apresentar o jiu-jitsu como forma de autodefesa

• Atualizado

Alessandra Simionato

Por Alessandra Simionato

Foto: Fabricio Camargo
Foto: Fabricio Camargo

Acadêmicas e servidoras do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, participaram de uma aula com dicas e demonstrações práticas de defesa pessoal para mulheres, na última sexta-feira, (16). A ação é uma parceria entre a Direção da Udesc Lages e o projeto Você Não Está Só.

As atividades foram conduzidas pela instrutora Luísa Piucco Mota e pelo professor de jiu-jitsu Gil Souza, que fizeram uma imersão na arte marcial aplicada à autodefesa.

“A eficiência do jiu-jitsu voltada para a defesa pessoal traz vários valores, como segurança, autoconfiança, além de elevar muito a qualidade de vida do praticante”, afirma Souza.

O projeto Você Não Está Só foi idealizado por Luísa, que também é acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Udesc Lages. O objetivo é auxiliar outras mulheres a conhecer o jiu-jitsu como forma de autodefesa.

“O projeto teve início com as estudantes aqui da Udesc Lages. Durante a pandemia, comecei a dar algumas dicas e mostrar algumas técnicas”, conta Luísa

A atividade faz parte de uma série de ações da Direção para ampliar segurança da comunidade acadêmica. Segundo a diretora de Ensino de Graduação, Josiane Teresinha Cardoso, diversas medidas já foram tomadas para tornar o campus e o entorno da universidade mais seguros.

“Recentemente, melhoramos a iluminação do campus e solicitamos melhoria da iluminação pública, nos arredores da universidade e nas ruas próximas. Além disso, realizamos uma reunião com o comando da Polícia Militar, com a participação da Direção, da vereadora Katsumi Yamaguchi e das estudantes, solicitando mais segurança no bairro”, conta a diretora.

Estudantes da UDESC em Lages já foram vítimas de ataques e roubos nas redondezas da universidade

Três estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram roubadas por criminosos no dia 15 de outubro no entorno do campus em Lages, na Serra Catarinense. Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma universitária foi agredida com socos.

De acordo com informações obtidas pela Rádio Clube de Lages, estudantes relataram preocupação com os constantes assaltos no entorno do campus.

Posicionamento da universidade

A direção da universidade informou que está ciente do ocorrido e já adotou algumas medidas de segurança. De acordo com o diretor-geral André Thaler Neto, uma comissão foi formada, envolvendo representantes da comunidade acadêmica, para tratar do assunto. 

Além de revisar toda a iluminação noturna dentro do campus, informou ainda que juntamente com a comunidade acadêmica, fez um levantamento do bairro e repassou para a prefeitura uma lista de ruas que precisam ter a iluminação noturna melhorada. Segundo a direção, uma reunião com a Polícia Militar foi agendada para saber quais encaminhamentos dará com relação à segurança do entorno.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.