Cotidiano Compartilhar
Descaso

A paisagem vista do Morro da Cruz é o atrativo, mas o morro em si reserva tristes imagens

Lixo na capela, balanço infinito com barro no assento, acesso precário, lixeiras quebradas e banheiros completamente sujos

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Fotos: Gabriel Senem | Rádio Clube de Lages
Fotos: Gabriel Senem | Rádio Clube de Lages

Por Nadine Amaral

O Morro Grande ou Morro da Cruz como popularmente é conhecido em Lages, na Serra Catarinense, é um lugar de devoção, visitação e contemplação. Todos os anos milhares de pessoas sobem os 500 degraus da escadaria para apresentar as suas preces. Por outro lado, o morro também é um dos principais atrativos para serranos e turistas que sobem com objetivo de apreciar a paisagem privilegiada e única do lugar.

Porém, a falta de cuidado com o local tem chamado atenção da população. Lixo na capela, balanço infinito com barro no assento, acesso precário, lixeiras quebradas e principalmente, banheiros completamente sujos, com mau cheiro, aparentemente sem nenhum tipo de manutenção recente, são situações que empobrecem um dos principais pontos turísticos da região.

Segundo pesquisa realizada em setembro de 2023 pela Fecomércio SC, o Morro da Cruz de Lages está em terceiro lugar dentre os dez pontos turísticos mais citados na Serra Catarinense, ficando atrás apenas da Cascata do Avencal e o Morro da Igreja, ambos de Urubici. Portanto, o Morro Grande pode ser considerado um dos pontos mais lembrados por turistas para a visitação.

Por isso, na manhã desta segunda-feira (16), a reportagem da Rádio Clube esteve no local acompanhando de perto a situação e, logo após a matéria, o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe, entrou em contato com a central de conteúdo da rádio e deu a seguinte declaração:

“Precisa colocar guardas no local, pois já roubaram torneiras, bombas de água, colocaram fogo em canos, já roubaram a casa de máquinas, e esse problema vem de muitos anos. A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente faz a manutenção e limpeza do morro pelo menos duas vezes por semana. Vamos ver ainda a possibilidade de ter alguém aos finais de semana para manter a limpeza do local.”

O secretário complementou ainda dizendo que é de responsabilidade da Secretaria e, no que depender dele, se compromete em deixar as dependências do Morro da Cruz em bom estado, mas reforça a necessidade do cuidado da população.

Imagens da situação do Morro da Cruz assustam

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.