35ª Festa Nacional do Pinhão impulsiona ocupação hoteleira em Lages
Lages conta atualmente com cerca de 2.300 leitos de hospedagem
• Atualizado
Lages registra 70% de ocupação hoteleira no fim de semana em razão da Festa do Pinhão, atraindo visitantes de diversas cidades como Joinville, São Paulo e Balneário Camboriú, segundo levantamento da Secretaria de Turismo.
Leia Mais
Lages conta atualmente com cerca de 2.300 leitos de hospedagem, englobando hotéis-fazenda e estabelecimentos urbanos. Segundo Ana Vieira, Secretária de Turismo, a análise desses números é crucial. “Esse índice é considerado uma ocupação normal durante a semana, mas no fim de semana havia uma queda na ocupação em Lages e com a festa se manteve os 70%”, explica Ana. Ela ressalta a expectativa de um aumento ainda maior nos próximos dias.
“A gente começou a monitorar quase que diariamente a hotelaria para ver como ela está reagindo. O primeiro final de semana foi muito positivo, circularam 30 mil pessoas aqui no espaço da festa e a perspectiva é que o final de semana que vem seja maior ainda”, afirma a secretária.
Tradicionalmente, a ocupação hoteleira em Lages durante a semana é impulsionada por viagens de negócios, enquanto os fins de semana registram uma queda. A Festa do Pinhão busca reverter esse cenário, atraindo turistas para o lazer.
Próximos Dias Prometem Chegar a 100% de Ocupação
Para o próximo fim de semana, que contará com a programação dos festivais Sapecada da Serra Catarinense e da Canção Nativa, a ocupação da rede hoteleira já está em 75%. O período de maior impacto na hospedagem e nos serviços turísticos da cidade, no entanto, deve ocorrer na última semana da festa, com a taxa de ocupação podendo chegar a 100% a partir do feriado de Corpus Christi.
A expectativa se baseia não apenas nas reservas antecipadas, mas também no perfil do “turista de última hora” que tradicionalmente comparece à Festa do Pinhão.
“Há muitos contatos telefônicos de pessoas que estão se organizando para estar na festa. Tradicionalmente, a Festa do Pinhão tem aquele turista de última hora que vem e a hotelaria mesmo nos informa que ele vem e resolve vir e achar um hotel sem reserva antecipada. Então eu estou imaginando que esse final de semana a gente chegue a quase 100% de ocupação dos principais hotéis da cidade”, projeta Ana Vieira.
O levantamento da Secretaria de Turismo é feito a partir de 10 hotéis e visa impactar esses estabelecimentos para que tenham ocupação total durante os três fins de semana da festa. A perspectiva de verificação da ocupação será feita antes e depois do fim de semana, considerando a chegada de turistas de última hora.
Matéria em colaboração com o repórter Evandro Gioppo
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO