12° Festival Estadual Nossa Arte acontece em Lages; mais de 800 pessoas com deficiências sobem ao palco durante três dias
O evento conta com a participação das 18 regionais das Apaes, de várias cidades de Santa Catarina
• Atualizado
Alguns minutos em cima do palco representam muito para quem apenas deseja ser valorizado, sem estereótipos impostos pela sociedade. O festival começou na terça e vai até quinta-feira (19), em Lages e acontece no Centro Serra, a partir das 18h30.
O evento é realizado pela Federação Estadual das Apaes de Santa Catarina (FEAPAES-SC) e pela empresa Pharos, com apoio do governo do Estado de Santa Catarina, do governo federal, através do Ministério da Cultura, da Fundação Catarinense de Educação Especial, da Placarsoft e da Prefeitura de Lages.
Artistas com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado participaram das edições regionais para serem selecionados para a etapa estadual do Festival, que está acontecendo nesta semana.
Nestes três dias serão apresentados trabalhos artísticos em sete modalidades: dança, música, teatro, dança folclórica brasileira, artes visuais, artes literárias e artesanato. No local uma exposição de artes visuais, literárias e cartões de natal pode ser apreciada pelos visitantes.
Esta é a primeira vez que Lages sedia a etapa estadual do festival, sendo classificatória para o nacional. O evento conta com a participação das 18 regionais das Apaes, de várias cidades de Santa Catarina, num total de 850 pessoas envolvidas.
Santa Catarina conta com 198 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apaes, que atendem aproximadamente 27 mil pessoas com deficiências. A primeira edição do Festival Nossa Arte foi realizada em 1995, na cidade de Blumenau.
Nesta edição, alunos da Apae de Lages, anfitriã do evento, apresentam a dança popular brasileira e artes visuais, com a obra Africana Florida. Segundo o diretor Fabrício Matos, os ensaios acontecem duas vezes por semana, mas foram intensificados com a proximidade das apresentações, gerando muita expectativa entre eles.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO