Zeca Dirceu, filho de José Dirceu, é eleito líder da bancada do PT na Câmara
O cargo passará por rodízio; Odair Cunha, Lindbergh Farias e Pedro Uczai são os próximos
• Atualizado
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) foi eleito, na quinta-feira (05), líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Ele começará a exercer a liderança em 1º de fevereiro, quando tem início a próxima legislatura.
A votação foi unânime: as 17 deputadas e os 52 deputados do PT escolheram o parlamentar para suceder Reginaldo Lopes (MG). Zeca Dirceu se disse “muito honrado e feliz” com a decisão dos colegas. Ele afirmou ainda acreditar que 2023 será de intenso trabalho, de articulação e debates para aprovar as pautas do Governo Federal no Congresso.
Após a eleição, Lopes falou que a bancada fez um acordo para os próximos quatro anos. Em 2024, o deputado Odair Cunha (MG) assumirá a liderança. Depois, a função será exercida por Lindbergh Farias (RJ), em 2025, e Pedro Uczai (SC), em 2026. Para a Mesa Diretora neste primeiro biênio, foi indicada a deputada Maria do Rosário (RS), mas a confirmação do nome dela ainda depende das negociações com as outras legendas.
Raízes
Zeca é filho do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT). Foi prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR), de 2005 a 2010, secretário municipal da Indústria e Comércio do município (2001-02) e chefe regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, em Umuarama (PR), de 2003 a 2004. É filiado ao PT desde 1996 e atua como deputado federal pelo Paraná desde 2011.
O parlamentar ressaltou que, para avançar nas pautas do governo, os petistas precisarão do apoio dos demais partidos da federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV), das siglas da chamada frente ampla – formada em 2022 para apoio a Lula (PT) nas eleições – e das outras legendas “que compreendem este momento histórico”.
“Vamos trabalhar ao lado dos líderes José Guimarães [do governo na Câmara], Jaques Wagner [do governo no Senado], Randolfe Rodrigues [do governo no Congresso], da nossa presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).”
Zeca classificou sua escolha para liderar a bancada como um reconhecimento da importância do Paraná na conjuntura nacional. O deputado é integrante da Comissão da Educação na Câmara.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO