Senador Weverton Rocha é alvo da PF em nova fase de operação contra fraudes no INSS
Parlamentar atua como vice-líder do governo Lula no Senado
• Atualizado
O senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo do presidente Lula (PT) no Senado, é alvo de busca e apreensão nesta quinta-feira (18) em nova fase da operação Sem Desconto, força-tarefa da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que investiga fraudes via descontos irregulares em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A PF também realizou prisão domiciliar do secretário-executivo da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, e prendeu preventivamente Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” e detido por suspeita de envolvimento no esquema em setembro.
Agentes cumpriram, ao todo, 68 mandados expedidos pelo ministro relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça: 16 de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão.
Ordens judiciais e outras medidas cautelares miraram suspeitos de envolvimento no esquema em seis estados (Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo) e no Distrito Federal.
Segundo a PF, fase deflagrada hoje objetiva aprofundar investigações e “esclarecer a prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”.
Ação desta quinta (18) mobilizou 177 policiais federais e 36 auditores da CGU. A operação Sem Desconto vem sendo deflagrada em diversas fases desde abril, quando a primeira revelou escândalo. Valores desviados de aposentados e pensionistas por meio de descontos associativos não autorizados chegam a pelo menos R$ 6,3 bilhões.
*Com informações do SBT News.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO