Um terço do Senado deve ser renovado com as eleições de 2022
Primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro
• Atualizado
Os processos eleitorais de 2022 devem renovar até um terço do Senado, com 27 novos parlamentares. Os prazos do calendário eleitoral já estão em vigor e, desde o início do mês, há a obrigatoriedade de registro de pesquisas de intenção de votos e a limitação de despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais.
O primeiro turno das votações – que envolve o Senado – está marcado para o dia 2 de outubro. A partir de março, será aberta a chamada “janela partidária”, período para a troca de partido sem perda do mandato. A regra, no entanto, não se aplica aos senadores, uma vez que o grupo é eleito pelo sistema majoritário.
Já a data limite para os partidos e federações fazerem o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai até o dia 2 de abril. A possibilidade da união entre partidos foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021. Caso as votações necessitem de um segundo turno – envolvendo presidente da República e governadores – a data estipulada é o dia 30 de outubro.
Confira abaixo o calendário eleitoral:
*Com informações da Agência Senado
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO