Trump afirma que operação na Venezuela é recado direto para Cuba
Em coletiva, presidente americano critica governo cubano e diz querer ajudar a população
• Atualizado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a operação americana na Venezuela é, sim, uma mensagem direta para Cuba. A declaração foi feita neste sábado (3), durante coletiva de imprensa em Mar-a-Lago, na Flórida. Trump voltou a criticar a situação política e econômica cubana e disse que o país “não está indo muito bem”.
Sem citar nominalmente o presidente Miguel Díaz-Canel, que assumiu o governo em 2018, Trump afirmou que o sistema adotado em Cuba fez a população sofrer por muitos anos. “Cuba é um caso interessante, não está indo muito bem agora. Esse sistema não tem sido muito bom para Cuba. O povo lá tem sofrido por muitos, muitos anos. Cuba é uma nação falida, e queremos ajudar o povo”, disse Trump, a jornalistas.
Questionado se a operação na Venezuela deixava uma mensagem clara para Cuba, Trump respondeu que sim e comparou as duas situações. “É muito semelhante no sentido de que queremos ajudar o povo em Cuba, mas também queremos ajudar as pessoas que foram forçadas a sair de Cuba e vivem neste país”.
Ao lado de Trump, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse que o recado deve ser levado a sério e fez duras críticas ao governo cubano. “Cuba é um desastre. É administrada por homens incompetentes e senis, e em alguns casos, não senis, mas incompetentes. No entanto, não há economia. É um colapso total”, afirmou.
Rubio também acusou Cuba de ajudar a sustentar o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro, especialmente na área de segurança. “Ajudaram a proteger Maduro, isso é bem conhecido, toda a agência de espionagem deles, tudo estava cheio de cubanos”, disse. Ele acrescentou que um dos principais desafios da Venezuela seria se tornar independente da influência cubana.
Rubio afirmou ainda que Nicolás Maduro recebeu diversas propostas dos Estados Unidos para evitar o ataque americano, mas teria recusado todas. Por fim, o secretário de Estado ressaltou que as declarações de Trump não devem ser vistas apenas como retórica. Segundo ele, o presidente dos EUA transforma suas palavras em ações quando considera que há ameaça aos interesses nacionais.
*Com informações de Estadão
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO