Política Compartilhar
Eleições municipais 2024

TCU envia lista de 9,7 mil gestores com contas irregulares à Justiça Eleitoral

A lista inclui gestores públicos, ex-gestores e servidores cujas contas foram reprovadas pelo TSE

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: SBT
Imagem: SBT

Uma lista com 9,7 mil nomes de representantes políticos com contas julgadas como irregulares nos últimos oito anos foi enviada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) à Justiça Eleitoral. Na tarde de quarta-feira (14), o presidente do TCU, Bruno Dantas, entregou o documento à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia. Essa relação servirá como base para que a Justiça Eleitoral avalie se há candidaturas registradas para as eleições municipais de 2024 que não estão aptas a concorrer.

A lista inclui gestores públicos, ex-gestores e servidores cujas contas foram reprovadas pelo TSE em processos já finalizados, sem possibilidade de recurso. As contas são consideradas irregulares quando um agente público não presta contas, realiza atos de gestão ilegal ou antieconômica, ou causa danos aos cofres públicos, como desfalques ou desvios de recursos, entre outros.

Cabe exclusivamente ao TSE determinar a elegibilidade de cada candidato. Segundo o calendário eleitoral, os partidos têm até o final desta quinta-feira (15) para registrar seus candidatos junto à Justiça Eleitoral.

*com informações de SBT News

Leia também

Receita Federal descobre distribuidora de produtos falsificados em Blumenau

Por Olga Helena de Paula

Na manhã desta quinta-feira (15), uma operação da Receita Federal descobriu uma distribuidora de produtos falsificados na cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí. Ao todo, foram recolhidos cerca de 128 itens com valor estimado em R$ 2 milhões.

A Equipe de Vigilância e Repressão da Delegacia da Receita Federal do Brasil identificou na região central do município uma loja que funcionava como depósito e centro de distribuição de diversos produtos de origem estrangeira com indícios de falsificação e que abastecia toda região do Alto Vale do Itajaí.

Foram apreendidos diversos produtos tais como: caixas de som, acessórios de aparelhos de celular, copos térmicos e demais eletrônicos, todos com indícios de contrafação (falsificação), especialmente da marca Apple, JBL e Stanley.

A operação buscou não apenas combater a sonegação tributária, mas também proteger a indústria e comércio nacional.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.