Tarifa de Trump ao Brasil: Lula diz que país responderá com reciprocidade
A medida norte-americana, que entra em vigor em 1º de agosto, afeta diretamente as exportações do Brasil aos Estados Unidos
• Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu nesta quarta-feira (9) à imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, anunciada por Donald Trump. Segundo Lula, o Brasil responderá de forma proporcional, “à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.
Leia Mais
Brasil promete resposta após tarifa dos EUA
A medida norte-americana, que entra em vigor em 1º de agosto, afeta diretamente as exportações do Brasil aos Estados Unidos.
Em nota publicada no X (antigo Twitter), Lula afirmou que “qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.
O presidente destacou ainda que o país não aceitará ameaças ou interferências: “O Brasil é um país soberano, com instituições independentes, e não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou Lula.
A justificativa de Trump para a tarifa foi classificada por Lula como “falsa”. O presidente brasileiro contestou o argumento de que os EUA têm um déficit comercial com o Brasil e citou dados do próprio governo norte-americano que mostram um superávit de US$ 410 bilhões a favor dos Estados Unidos nos últimos 15 anos.
Tendo em vista a manifestação pública do presidente norte-americano Donald Trump apresentada em uma rede social, na tarde desta-quarta (9), é importante ressaltar:
— Lula (@LulaOficial) July 9, 2025
O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém.
O processo…
Críticas internas e clima político
A reação do governo brasileiro incluiu uma reunião de emergência com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e outros integrantes da cúpula.
Após o encontro, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se manifestou e apontou responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro na crise.
“O projeto do Lula é taxar os super ricos, o de Bolsonaro é taxar o Brasil! As mentiras que ele e a família espalharam sobre o Brasil e o STF serviram de pretexto para Trump taxar as exportações brasileiras”, escreveu Gleisi no X.
Segundo ela, Trump teme o fortalecimento das relações comerciais do Sul Global, lideradas pelo Brasil nos Brics. “Não seremos reféns de Trump nem de Bolsonaro”, concluiu.
O projeto do @LulaOficial é taxar os super ricos, o de Bolsonaro é taxar o Brasil!
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 9, 2025
A subserviência de Bolsonaro aos EUA está custando caro ao país. As mentiras que ele e a família espalharam sobre o Brasil e o STF serviram de pretexto para Donald Trump taxar as exportações…
Trump acusa Brasil de “censura” e “perseguição”
Em carta enviada a Lula, Donald Trump afirmou que a nova tarifa busca “corrigir as graves injustiças do sistema” comercial atual e acusou o governo brasileiro de perseguir o ex-presidente Bolsonaro.
Trump chamou o julgamento do ex-presidente por tentativa de golpe de “vergonha internacional” e classificou o processo como uma “caça às bruxas”.
O presidente norte-americano também criticou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que houve “centenas de ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas de mídia social dos EUA, o que, segundo ele, representa ataques à liberdade de expressão e justificaria a retaliação.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO