Política Compartilhar
Crime Organizado

Suspeito de planejar morte de Sergio Moro é preso no Ceará

A prisão ocorreu após uma abordagem de rotina

• Atualizado

Redação

Por Redação

Suspeito de planejar morte de Sergio Moro é preso no Ceará | Foto: divulgação/ PMCE
Suspeito de planejar morte de Sergio Moro é preso no Ceará | Foto: divulgação/ PMCE

Um dos suspeitos de planejar a morte do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) em articulação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso nesta quarta-feira (4), no Ceará. Segundo apurado pelo Portal Metrópoles, Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan, conhecido como El Cid, foi localizado na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, e entregue à Polícia Federal.

De acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), responsável pela prisão, El Cid possuía dois mandados de prisão em aberto, pelos crimes de associação ao tráfico de drogas e homicídio. A prisão, segundo a PMCE, ocorreu após uma abordagem de rotina, que inicialmente resultou na prisão da esposa do suspeito, flagrada ao viajar para São Paulo utilizando documento falso.

Após a detenção da mulher, os policiais levantaram informações sobre o local onde o casal residia e encontraram El Cid próximo a um condomínio de luxo em Eusébio. Conforme a PM, o criminoso também fazia uso de documentos falsos para tentar despistar as autoridades.

Governador comemora prisão de suspeito de matar Moro

Nas redes sociais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), comemorou a prisão e destacou a atuação da Polícia Militar cearense. “Um dos bandidos mais perigosos do país, El Cid, chefe da célula terrorista do PCC, é preso pela nossa PM no Ceará. Fugiu de penitenciária paulista, veio se esconder no Ceará, e aqui não teve vida fácil. Capturado pela polícia cearense e entregue à PF”, escreveu o governador.

Suspeito de tentar matar Sérgio Moro é preso

El Cid já havia sido alvo da Polícia Federal em 2023, quando foi apontado como um dos integrantes do PCC que planejavam sequestrar e matar autoridades públicas. Entre os alvos estavam o senador Sergio Moro, sua esposa, a deputada federal Rosangela Moro, e o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, integrante do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo e considerado o principal investigador da facção no país.

Conforme investigações do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Polícia Federal, o plano tinha como objetivo obter recursos financeiros e viabilizar o resgate de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder máximo do PCC.

Suspeito de matar Moto tem longa ficha criminal

Considerado um dos nomes fortes da facção criminosa, Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan acumula passagens por roubo, tráfico de drogas e tentativas de homicídio contra policiais militares em São Paulo. Ele chegou a deixar a prisão em setembro de 2022, em um episódio que motivou a abertura de procedimento na Justiça paulista para apurar uma possível “soltura indevida”.

Em abril de 2014, El Cid esteve envolvido na explosão de um caixa eletrônico de uma farmácia no bairro Jardim Miriam, na capital paulista. Na ocasião, cerca de dez criminosos armados com fuzis sequestraram um ônibus, utilizaram o veículo para arrombar o estabelecimento e trocaram tiros com a Polícia Militar.

Já em agosto de 2020, ele foi novamente denunciado pelo MPSP por tentativa de homicídio e confronto armado com PMs. Ao decretar sua prisão preventiva, a magistrada responsável pelo caso destacou que o acusado é de “alta periculosidade”, possui diversas anotações criminais e é investigado por integrar organização criminosa.

A Polícia Federal segue com os procedimentos para dar andamento às investigações e à responsabilização criminal do suspeito.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.