Senador Sergio Moro começa a ser julgado e pode perder mandato
O senador Sérgio Moro é acusado pelo PL e pela Federação do PT por abuso de poder econômico
• Atualizado
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) iniciou hoje, a partir das 14h, o julgamento dos pedidos de cassação do senador Sergio Moro, do partido União Brasil, conforme o SBT News. Os adversários acusam Moro de abuso de poder econômico, político e uso indevido de meios de comunicação durante a campanha para o Senado.
Ações movidas por direita e esquerda
As ações que podem cassar o mandato do senador Sergio Moro foram movidas pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). As alegações são de que durante a pré-campanha o senador teria cometido abuso de poder econômico.
O julgamento
O TRE marcou o início do julgamento do senador Sergio Moro para essa segunda (1º), a partir das 14h, no Paraná. Duas sessões estão reservadas para os dias 3 e 8 de abril, para análise do processo, caso seja necessário, conforme o SBT News.
A Procuradoria Regional Eleitoral se manifestou a favor da cassação em dezembro de 2023, quando Moro prestou depoimento, negando as acusações. O julgamento desta segunda começa com voto do relator do caso no TRE-PR, Luciano Falavinha.
O presidente da corte, Sigurd Roberto Bengtsson, Anderson Ricardo Fogaça, Claudia Cristina Cristofani, Guilherme Frederico Hernandes Denz, José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior, membros do conselho, também participam do julgamento.
O que pode acontecer com o senador Sergio Moro?
O senador Sergio Moro pode ser cassado e ficar inelegível por oito anos, até 2023, contando a partir do ano que foi eleito. Os suplentes do senador também estão no processo, assim, se a cassação ocorre, uma nova eleição para a vaga do Senado pelo Paraná.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ter a decisão final caso ocorra recurso.
Confira no Brasil Agora
- Havan anuncia parceria com a cantora Jojo Todynho
- Biguaçu celebra 30ª edição da Festa da Cultura Açoriana de SC
- Policial é acusado de homicídio doloso pela morte de estudante de medicina
- Mulher mais alta e a mais baixa do mundo se conhecem; veja imagens
- Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO