‘Sem prorrogações’, diz secretário dos EUA sobre tarifaço de 50% ao Brasil
Uma comitiva de senadores brasileiros embarcou para os Estados Unidos na tentativa de sensibilizar parlamentares norte-americanos
• Atualizado
Em entrevista à Fox News, Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos (EUA), anunciou que o tarifaço de 50% sobre os produtos exportados do Brasil entrará em vigor na próxima sexta-feira (1º). As informações são do SBT News.
Leia Mais
Lutnick disse que não há “mais períodos de carência” e que à partir de 1º de agosto, as tarifas serão definidas e entrarão em vigor. Apesar disso, o secretário informou que mesmo após o início das tarifas, os países “ainda terão espaço para negociar com o presidente dos Estados Unidos”.
“As pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Se elas poderão fazê-lo feliz ou não… é outra questão. Mas ele está sempre disposto a negociar e conversar com as grandes economias”, pontuou.
‘Sem prorrogações’, diz secretário dos EUA sobre tarifaço de 50% ao Brasil
"No extensions, no more grace periods — August 1st, the tariffs are set. They'll go into place. Customs will start collecting the money," says Secretary @howardlutnick.
— Rapid Response 47 (@RapidResponse47) July 27, 2025
"The President's definitely willing to negotiate and talk to the big economies." pic.twitter.com/e0UnzoZr9N
Outras economias ameaçadas
À Fox News, Lutnick afirmou que o bloco europeu precisa abrir seus mercados às exportações dos EUA para convencer o presidente americado a reverter a ameaça de uma tarifa. Para a União Europeia, o tarifaço é de 30%. “Veja, a Europa precisa fazer um acordo. E quer fazer um acordo. E eles estão voando para a Escócia para fazer um acordo com o presidente Trump”, disse.
Lutnick destacou que a UE deve apresentar “um acordo bom o suficiente” e observou que a decisão final caberá ao próprio Trump, que vê cerca de 50% de chance de um entendimento com a União Europeia.
SC representada em comitiva para acordo com Trump
Uma comitiva de senadores brasileiros embarcou na última sexta-feira (25) para os Estados Unidos na tentativa de sensibilizar parlamentares norte-americanos e reforçar a posição do Brasil como parceiro estratégico. Estão no grupo comandado por Nelsinho Trad (PSD-MS): Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Fernando Farias (MDB-AL), Carlos Viana (Podemos-MG), Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC) e Rogério Carvalho (PT-SE).
*Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO