Segundo turno das eleições deve definir presidente do Chile
O segundo turno será realizado no dia 14 de dezembro
• Atualizado
Após o resultado da apuração de votos no último domingo (16), as eleições do Chile devem ser levadas para um segundo turno, a fim de escolher o novo presidente do país.
Em uma disputa direta entre a esquerda e a direita, com a candidata Jeannette Jara (Partido Comunista) e José Antonio Kast (Partido Republicano) respectivamente.
Com 70% dos votos apurados, os dois candidatos tiveram uma pequena diferença, o que levou a decisão do segundo turno, que será realizado no dia 14 de dezembro como confirmado por Gabriel Boric (Partido Comunista), atual presidente do Chile, que apoiou a candidata esquerdista, Jeannette Jara.
“Parabenizo Jannette Jara e José Antonio Kast por avançarem para o segundo turno. No próximo domingo, 14 de dezembro, o Chile realizará sua eleição presidencial, elegendo o próximo líder, que governará pelos próximos quatro anos. Esta decisão fundamental repousa na consciência e no voto livre e informado de cada um de vocês. Confio que o diálogo, o respeito e o amor pelo Chile prevalecerão sobre quaisquer diferenças”, disse o presidente.
Primeiro e segundo turno
Durante o primeiro turno das eleições a disputa foi grande entre os candidatos da direita e centro-direita, como Franco Parisi, Evelyn Matthei, Harold Mayne-Nicholls, Marco Enríquez-Ominami e Eduardo Artés. Entretanto, nenhum dos candidatos atingiu mais de 50% dos votos.
Por maior que tenha sido a vantagem da esquerda no primeiro turno, as pesquisas feitas revelam que pode haver uma rápida virada durante o segundo turno, ocasionando em uma vitória da direita.
Desde 2012, o Chile não contava com uma eleição obrigatória. Contando, desta vez com a participação de aproximadamente 15 milhões de eleitores.
Leia Mais
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO