Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Política Compartilhar
Posses em SC

SC tem mais prefeitas e vereadoras em 2025

Ao todo, 39 prefeitas tomam posse nesta quarta (1), 13,2% do total dos novos mandatários municipais

• Atualizado

Por

Foto: montagem imagens de rede social
Foto: montagem imagens de rede social

O ano político começa nesta quarta-feira, 1, com as cerimônias de posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 295 municípios do estado. Com o início dos novos mandatos, mais mulheres estarão no comando das cidades em Santa Catarina. Ao todo, 39 prefeitas tomam posse nesta quarta, 13,2% do total dos novos mandatários municipais.

Nas Câmaras de Vereadores, 577 mulheres assumem suas vagas. Ao todo, são 2912 vereadores. Em 2024 eram 531 vereadoras em Santa Catarina. 

Nos executivos municipais, Lages e Balneário Camboriú, cidades com mais de 140 mil habitantes, têm agora mulheres no comando.  Carmen Zanotto (Cidadania) e Juliana Pavan (PSD), respectivamente, são as primeiras mulheres eleitas prefeitas em suas cidades. As três maiores cidades do estado, Joinville, Florianópolis e Blumenau, têm  vice-prefeitas. São elas: Rejane Gambin (Novo), Maryanne Mattos (PL), Maria Regina (PL).

Quatro cidades catarinenses passam a ser comandadas por prefeita e vice mulher. Matos Costa, com Danuza Rodrigues (MDB) e Oderlaine Novenia (PSD);  Canoinhas, com Juliana Hoppe (PL) e Zenilda Lemos (União); Major Vieira, com  Aline Ruthes (PSD) e Vilma Muller (Podemos); e  Bom Retiro, com  Helena Schild (União) e Rosa Luiza (PSDB).

Na cidade de Anitápolis, além da prefeita Solange Back (MDB), que foi reeleita para o cargo, a Câmara de Vereadores empossa cinco mulheres, de um total de nove vagas. Em São Miguel do Oeste, são sete mulheres vereadoras, de um total de 13 vagas.

O aumento da representação feminina em Santa Catarina, ainda que importante, não conseguiu garantir a participação de mulheres em todas as cidades. 31 municípios não têm mulheres nem no executivo, nem no legislativo. Ampliar a participação feminina na política catarinense é uma meta que precisa ser perseguida pelos partidos, bem como pela sociedade em geral.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.