Sol Urrutia

Primeira mulher comentárista política do grupo SCC10 SBT. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


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Rodovia Via Mar é solução para evitar possível colapso no Litoral Norte e desafogar o trânsito

Deputados, prefeitos e autoridades do setor comemoram primeiro passo da obra

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Deputados, prefeitos e autoridades do setor comemoram primeiro passo da obra. | Foto: Sol Urrutia
Deputados, prefeitos e autoridades do setor comemoram primeiro passo da obra. | Foto: Sol Urrutia

Uma das obras de mobilidade mais estruturantes e necessárias de Santa Catarina terá a ordem de serviço dos projetos executivos assinada nesta quarta-feira, 23, pelo governador Jorginho Mello. Inicialmente apadrinhada de Corredor Litorâneo, no governo Moisés, a agora chamada Rodovia Via Mar, a obra paralela à BR-101 Norte, começa a sair do papel.

Projeto

O projeto inicial prevê 144 km e tem orçamento estimado em R$ 36 milhões pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. A execução da obra, que teve o estudo de viabilidade concluído em 2022, tem uma estimativa de custo de R$ 9 bilhões, para o traçado entre Joinville e Biguaçu, no acesso ao Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Fase inicial

Na assinatura de hoje será dada a ordem de serviço para os projetos de 4 lotes, totalizando 90 km, de Joinville até o entroncamento da SC-486. A expectativa é que a fase remanescente seja autorizada em breve.

Alento

A Rodovia Via Mar é uma alento para o desenvolvimento da região litorânea e norte catarinense, contemplando principalmente a região de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Itapema, onde além do fluxo normal circulam caminhões contêineres.

Alinhados

Foto: Sol Urrutia

O deputado estadual Antídio Lunelli e o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, fizeram falas alinhadas durante a reunião da Frente Parlamentar do Corredor Litorâneo, na manhã desta quarta-feira, 23. Ambos elogiaram a iniciativa do governador Jorginho Mello. “O governador está de parabéns e merece nosso reconhecimento”, disse Antidio, que nos próximos dias deve confirmar seu ingresso ao governo, na Secretaria de Estado da Agricultura.

Na prática

Na prática a obra pode vir a diminuir em 60% a viagem entre a Grande Florianópolis e Joinville. Além disso, 32 mil veículos deixarão de circular na BR-101. Só a execução dos projetos deve demorar cerca de dois anos. Embora a obra em si não tenha previsão de conclusão, dependendo ainda de recursos e parcerias, a contratação da ordem de serviço dos projetos merece sim comemorações. Trata-se de um gargalo que precisa ser resolvido com visão de futuro.

Parlamentares

Desde 2022 a pauta foi abraçada por diversos parlamentares. Em suas respectivas épocas, os líderes do governo Moisés, deputada Paulinha, e atualmente do governo Jorginho, deputado Carlos Humberto, ambos com base em regiões de grande impacto da obra, foram porta-vozes dos avanços do projeto.

Sem o sucesso eleitoral de Carlos Moisés, os prefeitos da região, junto com os parlamentares, levaram as demandas, em 2023, ao governador, demonstrando o risco de colapso sem o avanço em uma alternativa concreta de trânsito.

FRENTE

A importância da obra resultou na criação na Alesc, da Frente Parlamentar do Corredor Litorâneo Norte, que teve a sua primeira reunião nesta quarta-feira, na Capital, antes da assinatura da ordem de serviço do projeto. O deputado estadual Carlos Humberto lidera a frente, que reúne os principais atores envolvidos para tratar do tema no parlamento. Na primeira reunião, oito deputados marcaram presença, além do secretário Jerry Comper, os prefeitos eleitos de Itapema, Ilhota, Itajaí e Balneário Camboriú, além de outras autoridades do setor. De forma unânime as lideranças comemoraram o anúncio da assinatura da ordem de serviço do projeto da Rodovia Via Mar.

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