Política Compartilhar
COSUD

Reunião do COSUD em Florianópolis aborda renovação das concessões ferroviárias

Essa solicitação será incluída na Carta dos Governadores do COSUD

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Léo Munhoz/Secom
Imagem: Léo Munhoz/Secom

Durante uma reunião em Florianópolis, nesta sexta-feira (22), os estados que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) pediram para que sejam incluídos no Grupo de Trabalho (GT) do Ministério dos Transportes, que discute a renovação da concessão da Rumo Malha Sul.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Ivan Amaral, explicou que os estados têm interesse direto nesse debate, já que o serviço prestado pela concessionária não atende bem as necessidades do setor produtivo. Ele também destacou que existem projetos de novas ferrovias que precisam se conectar com a malha existente, o que é fundamental para atrair investidores. Por isso, os estados pedem para fazer parte do grupo de trabalho.

Essa solicitação será incluída na Carta dos Governadores do COSUD. Além disso, durante a reunião, os participantes definiram outras ações, como criar um grupo de trabalho sobre ferrovias dentro da câmara de desenvolvimento econômico do próximo COSUD e elaborar o Plano de Logística e Transporte Regional. Os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina contrataram a INFRA S.A para ajudar a desenvolver seus planos estaduais de transporte.

A reunião contou com a presença de vários representantes, como Ivan Amaral, Clóvis Magalhães (secretário-executivo do Gabinete de Projetos Especiais do RS), Josil Voidela (chefe do Departamento de Gestão e Planejamento de Infraestrutura e Logística do PR), Alex Castellar (assessor do governador do RJ) e técnicos da Seplan-SC.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.