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Desestatização

Reunião com o Ministério da Infraestrutura discute o futuro do Porto de Itajaí

O Porto de Itajaí é concedido à administração municipal desde 1997, mas o contrato termina em dezembro de 2022

• Atualizado

Redação

Por Redação

Por Marcela Engel

Na manhã desta quarta-feira (25), a Comissão Parlamentar Mista da Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu o secretário nacional de portos e transportes aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, para apresentar as possibilidades da privatização do Porto da cidade e as consequências disso para o futuro dos cidadãos do município.

O Porto de Itajaí é concedido à administração municipal desde 1997, por meio do Convênio de Delegação 08/1997. O prazo para o encerramento do contrato termina em dezembro de 2022, com a possibilidade de prorrogação para mais 25 anos.

Com isso, o Governo Federal demonstrou interesse em desestatizar o local. Desde então, a Superintendência do Porto e a Prefeitura de Itajaí se manifestaram para manter a autoridade portuária com a cidade. Assim foi criado o projeto “Itajaí – A Cidade do Porto 2048” com o objetivo de garantir o primeiro termo do aditivo ao convênio de delegação atual por mais 25 anos, para que a municipalização vigore até 2048.

Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, defende o direito de exploração do Porto pra que sejam atraídos investimentos privados e garante que isso será bom para a cidade:

“Ninguém ficará desamparado! De 2023 a 2032, nos próximos nove anos, está previsto a execução de investimentos no valor de R$1,077 bilhão. Estima-se a geração de mais de 1.800 postos de trabalhos em Itajaí. Mais de 40 reuniões foram realizadas, além de levantamento de mercados, coletas de dados e simulação de cenários para a ideia de privatizar o Porto seguir adiante.”, afirma.

O Vereador Beto Cunha destaca a importância da permanência da municipalização portuária e espera qual modelo será apresentado pela Secretaria Nacional de Portos para definir o futuro da cidade:

“Queremos o melhor para Itajaí, o fato é que hoje precisamos esclarecer esse assunto, já que muitos investidores estão na espera de saber qual modelo será adotado pelo Porto”, diz.

No período do convênio com o Município, o porto cresceu 217% e atualmente o município está entre as 12 cidades do Brasil em maior arrecadação de impostos federais. A proposta de renovar a delegação, de acordo Volnei Weber, presidente da Comissão do Trabalho, daria maior tranquilidade para o desenvolvimento do restante do processo de privatização, mais focado nas operações:

“Aqui os resultados são positivos. Não é Itajaí que tem um Porto, é o Porto que tem toda uma cidade, então precisamos dele funcionando. Deve haver uma sensibilidade do Governo Federal com Itajaí”, reforça.

Na parte externa da Câmara de Vereadores, ocorreu um protesto

Reunião com o Ministério da Infraestrutura discute o futuro do Porto de Itajaí
Foto: Marcela Engel/SCC SBT

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