Quem são os candidatos a prefeito mais jovens de Santa Catarina
A idade mínima para concorrer ao cargo de vereador é de 18 anos
• Atualizado
Somente dois jovens com menos de 24 anos disputam a eleição para prefeito em Santa Catarina, neste ano. Gabriel Cruz da Silva (PSB), de 21 anos, de Joaçaba, e Jeferson Gonçalves Martins (PT), de 23 anos, de Passo de Torres. Embora uma representação baixa, é um avanço se comparado a eleição de 2020 quando nenhuma candidatura com menos de 24 anos foi registrada. Para o legislativo municipal, 356 jovens, entre 18 e 24 anos, participam do pleito, o que representa cerca de 2% do total de candidatos. A idade mínima para concorrer ao cargo de vereador é de 18 anos.
Confirmado
O comentarista político e palestrante, Caio Coppolla, é um dos nomes confirmados para o Congresso de Municípios Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC), promovido pela Fecam, de 6 a 8 de novembro. A Fecam também será responsável pelo primeiro encontro dos novos prefeitos eleitos, no dia 5 de novembro, em encontro em Balneário Camboriú.
Elizeu tem candidatura deferida
Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) deferiu a candidatura de Elizeu Mattos. Com voto final da presidente Maria do Rocio Luz Santa Ritta favorável, a Justiça Eleitoral estadual entendeu que Elizeu não cometeu crime de improbidade ao renunciar à prefeitura, em outubro de 2016. A decisão foi proferida na sessão de ontem do tribunal ocorrida em Florianópolis. Com isso, Elizeu Mattos está apto a concorrer à Prefeitura de Lages.
Turismo nas Escolas
O projeto “Turismo nas Escolas” do deputado Lucas Neves avançou na Alesc. Aprovada pela Comissão de Justiça, a proposta inclui o turismo como tema na rede pública estadual, aproximando os alunos do setor e incentivando empreendedorismo. O programa destaca a importância econômica e cultural da atividade em Santa Catarina e promove a valorização da identidade regional, além de preservar o patrimônio histórico e paisagístico do estado.
Cenário acirrado em Itajaí
De acordo com dados da empresa Eficaz Pesquisas e Tecnologia, divulgados ontem em Itajaí, Osmar Teixeira (PSD) lidera a corrida eleitoral, mas está tecnicamente empatado com Robison Coelho (PL). Existira a expectativa do PL com realação à visita e principalmente à influência de Jair Bolsonaro (PL), no município. A princípio o ex-presidente não deve passar pela cidade. Na Estimulada Osmar aparece com 36,9%, Robison Coelho com 30,8%, Chiodini 19,9% e Fabiano Silva com 8,8%.
Topázio lidera em Florianópolis
Em Florianópolis, pesquisa Quaest, contratada pelo grupo NSC Comunicação, mantêm tendência de liderança do candidato a reeleição Topázio Neto (PSD). Topázio, que tem recebido críticas pesadas dos adversários, poderia se valer da mesma narrativa usada por Dário Berger (PSDB) em 2004 quando disputou a eleição na Capital: “quanto mais eles batem, mais eu cresço“, ao fazer um comparativo com o preparo de uma massa de bolo na sua propaganda eleitoral. Na pesquisa divulgada ontem, Topázio tem 43%, contra 15% de Dário e 14% de Marquito. Lela (PT) e Pedrão (PP) aparecem com 6%.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO