Política Compartilhar
BRASIL POLARIZADO

Quaest faz pesquisa de opinião sobre prisão domiciliar de Bolsonaro; veja dados

O levantamento foi feito na última segunda-feira (4) logo após a decisão do STF

• Atualizado

Redação

Por Redação

Quaest realiza pesquisa sobre prisão de Bolsonaro. | Foto: Reprodução/TV Justiça
Quaest realiza pesquisa sobre prisão de Bolsonaro. | Foto: Reprodução/TV Justiça

A empresa de inteligência de dados, Quaest, realizou um levantamento na noite da última segunda-feira (4), acerca da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados apontam que as reações à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (SFT) Alexandre de Morares, dividiram opinião nas redes sociais.

Segundo a Quaest, o levantamento foi feito até às 21h da segunda-feira (04), mas só foi divulgado nesta terça-feira (05). Conforme a pesquisa, 53% se posicionaram a favor da medida e 47% se manifestaram contra.

De acordo com a empresa de dados, o estudo analisou um volume total de 1,16 milhão de menções sobre o assunto. A Quest conta que foram identificados 401 mil autores únicos de postagens nas plataformas Facebook, Instagram, Reddit, YouTube e X (ex-Twitter) e também em sites de notícias, usando ferramenta que busca palavras-chave relacionadas ao assunto.

Reações da esquerda e da direita

A Quaest também analisou como as militâncias ideológicas se organizaram na internet. Segundo a empresa de dados, as manifestações de esquerda não tiveram uma liderança ou narrativa digital clara. Os posts dos esquerdistas eram em tom de comemoração com hashtags que se dividiram entre “grande dia” e “Bolsonaro preso”.

Por outro lado, os simpatizantes do ex-presidente se mobilizaram logo após o evento, conforme o instituto. A Quaest aponta ainda que os direitistas apontaram a narrativa de perseguição e abuso, atrelando a decisão de Morares como uma tentativa de desviar a atenção das recentes notícias sobre a investigação “Vaza Toga”, que coloca o ministro em evidência e a sua posição em xeque.

*Com informações SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.