Sol Urrutia

Primeira mulher comentárista política do grupo SCC10 SBT. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Política Compartilhar
2026, PL, PSD

PSD: um candidato, um projeto e uma proposta. Jorginho namora com MDB e o Progressistas renova o casamento; Confira os destaques 

A nova distribuição geopolítica deixa PSD e PL com condições viáveis para as construções futuras de 2026 e os líderes das siglas têm consciência disso

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação/Montagem
Foto: Divulgação/Montagem

A nova distribuição geopolítica deixa PSD e PL com condições viáveis para as construções futuras de 2026 e os líderes das siglas, bem como os demais partidos do cenário catarinense, têm consciência disso. Para o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, o prefeito reeleito de Chapecó, com mais de 81% dos votos, está credenciadíssimo para ser o candidato do PSD ao governo do Estado em 2026. Ele tem condições de construir  uma política de alianças, se esse for o desejo do partido. Giordani lembra que mais do que em um partido o eleitor vota no projeto e nas propostas, ao exemplo do que aconteceu em Joinville e Chapecó na eleição municipal. 

Namoro – Não é por acaso que o governador Jorginho Mello não perdeu tempo e reuniu ontem os deputados estaduais do MDB, o secretário da  Infraestrutura, Jerry Comper e o presidente estadual da sigla, Carlos Chiodini, para ampliar a participação dos emedebistas no governo. A proposta é levar Antídio Lunelli para Agricultura. Jorginho sabe que, diferente de 2022, 2026 será uma eleição alicerçada por alianças políticas.  O governador pretende conversar com todas as siglas, menos os partidos de esquerda. O MDB não pretende adiantar a eleição de 2026 e divide opiniões sobre a possibilidade de ingressar com mais espaços no executivo estadual. 

O espaço que o MDB quer – Para o deputado federal Valdir Cobalchini o namoro com o PL precisa de gestos maiores. A decisão de qualquer movimento será do partido e deve envolver a bancada federal também. As perguntas são: Jorginho quer o MDB no governo ou no projeto de 2026? E o MDB quer participar do governo Jorginho e/ou do projeto 2026? 

Casamento – Já o presidente do Progressistas, Leodegar Tiscoski, em sua primeira entrevista após as eleições, para o SCC Meio Dia, reafirmou a permanência do partido no governo, onde atualmente ocupa a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, com Silvio Dreveck, e o BRDE com João Paulo Kleinübing. O nome do senador Esperidião Amin foi lembrado para concorrer novamente ao Senado.

Diálogo – O PSD também está aberto ao diálogo, exceto com a esquerda. Com relação ao PL, para que qualquer novo avanço aconteça a sigla vai ouvir e respeitar a opinião dos líderes partidários que sofreram embates diretos. 

Topázio – Para Giordani a proximidade do prefeito Topázio com o PL não só é natural como necessária, pois além do partido ser vice do PSD na Capital, o apoio do governo do Estado para o desenvolvimento de Florianópolis é fundamental. Topázio tem participado normalmente das agendas partidárias do PSD.

Orçamento 2025 – A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa definiu o cronograma para a tramitação do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que estabelece o orçamento do Estado para 2025 (LOA). O cronograma valerá também para a tramitação do projeto que trata de alterações no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Emendas – Entre 30 de outubro e 27 de novembro, os deputados poderão apresentar suas emendas impositivas ao orçamento do ano que vem. Conforme o deputado Marcos Vieira, presidente da Comissão de Finanças, cada parlamentar terá direito a R$ 11,7 milhões em emendas, sendo que, no mínimo, 10% serão destinado para ações na Saúde, 20% para a educação e 70% para outras áreas. Nesse mesmo período, poderão ser apresentadas também emendas não impositivas e de bancada.

Dobradinha da Polícia Civil

Gaspar terá dobradinha da Polícia Civil, com o prefeito eleito Delegado Paulo Koerich e a primeira policial civil a se eleger vereadora em Gaspar,  Alyne Serafim (PL). Ambos trabalharam juntos na delegacia de Gaspar e vão repetir a parceria a partir de 2025. A cidade elegeu 4 vereadoras mulheres, sendo 3 do PL. Além de Alyne, foram eleitas: Mara da Saúde (Progressistas), Sandra Mara Hostins (PL) e Eli Amorim Antunes (PL).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.