Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Colunistas Compartilhar
PL e PSD

‘Política é como nuvem’: as movimentações políticas em SC

O enfrentamento eleitoral não pode pautar a agenda. É hora de cuidar das cidades e dos catarinenses. E o que os prefeitos querem? Apoio e recursos

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Joinville
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Joinville

“Política é como nuvem. Você olha ela e está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.” A famosa frase política do ex-governador de Minas, José Magalhães Pinto, reflete as movimentações políticas em qualquer região do país. 

Cada vez mais os inimigos de hoje são os aliados de amanhã ou vice-versa.

Em Santa Catarina já tivemos tempos de ideais e posicionamentos mais estabelecidos e respeitados pela classe política. Não há muito tempo, MDB e Progressistas, por exemplo, eram sinônimo de água e óleo, não se misturavam.

Isso mudou. Até mesmo direita e esquerda são capazes de compor “à favor da governabilidade”. 

Prefeito de Joinville declara apoio a Jorginho Mello: “a direita tem que estar unida”

Embora repleto de recados e frases bem formuladas, o discurso do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), não surpreende. Após ter enfrentado na eleição municipal o candidato do governador, Sargento Lima (PL), agora ele declara apoio a Jorginho e diz que “a direita tem que estar unida”.

Qual é o prefeito que não quer o apoio do Estado para viabilizar obras e projetos na sua cidade?

Adriano é um nome do futuro da política catarinense. Jovem e bem avaliado. Cada movimento não é por acaso. Há quem faça as contas a médio prazo, leia-se 2026, há os que olham para 2028 e além.

Quando as cores partidárias falam mais alto que os interesses das cidades e da população, não é o partido A ou B que vence. São os catarinenses que perdem.

Da mesma forma que os prefeitos devem abrir as portas para o governo estadual, o governador precisa garantir a presença federal nas obras que beneficiem Santa Catarina.

Ex-prefeito de Criciúma faz duras críticas ao governador

O ex-prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (PSD), durante entrevista à Rádio Guarujá, de Orleans, fez duras críticas ao governador. Na cidade, PL e PSD protagonizaram uma das disputas mais acirradas entre as duas siglas, que hoje também representam a principal rivalidade política em Santa Catarina, com Jorginho, pelo PL , e João Rodrigues, pelo PSD, mirando em 2026. 

Salvaro afirmou que Jorginho na semana que antecedeu a eleição foi quatro vezes a Criciúma.

“Até para inaugurar uma caixa d’água com uma torneira ele vinha. Depois da eleição, não colocou mais os pés na nossa cidade.”

É hora de cuidar das cidades e dos catarinenses

O governador prometeu que no início deste ano faria um roteiro pelos municípios, sem distinção partidária. Criciúma, assim como outras cidades, espera pelo gesto, que não pode nem deve ser negado.

O enfrentamento eleitoral, passado e futuro, não poderá pautar a agenda. É hora de cuidar das cidades e dos catarinenses.

E o que os prefeitos querem? Apoio e recursos. Não há ingratidão onde sobra parceria.

Isso serve para 2026? Vai depender da posição das nuvens, que costuma mudar. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.