Coronavírus Compartilhar
Passaporte da vacina

PL polêmico quer derrubar a obrigatoriedade do passaporte da vacina em Santa Catarina

Na justificativa do Projeto de Lei, um trecho cita "população fluminense", quando deveria ser "população catarinense".

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Graziane Ubiali
Foto: Graziane Ubiali

Um Projeto de Lei que pretende derrubar a exigência do comprovante de vacinação para o acesso a locais públicos e privados foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Cataria (Alesc) na última quinta-feira (3). A Secretaria de Estado da Saúde, órgão responsável pelo controle da pandemia, não foi convidado para a audiência pública.

Atualmente, para poder frequentar eventos e ambientes com grande número de pessoas, é preciso apresentar o comprovante de vacinação, conhecido como passaporte da vacina. A regra já é realidade em vários municípios do estado, mas o Projeto de Lei do Deputado Felipe Estevão (PSL) pretende impedir que seja cobrado pelos municípios o passaporte da vacina para o acesso aos locais.

Na justificativa do projeto de lei, a alegação do Deputado é de que a eficácia da vacina para uma pessoa independe de outros vacinados.

A justificativa também tem trechos que parecem copiados de outros estados, como em um trecho que cita “população fluminense”, quando deveria ser “população catarinense”.

Imagem: Reprodução | PL Proibição de apresentação da carteira de vacinação | Deputado Felipe Estevão

“A gente quis chamar para um amplo debate, porque cada prefeito passou a fazer seu próprio passaporte, ao seu próprio modo, como bem-quis. Se vai vir um passaporte, no mínimo ele tem que vir do Governo Federal, com amplo debate. Então sem estudo técnico, eles simplesmente implantam, a gente fez para barrar esse passaporte, salientando que não somos contra a vacinação, a campanha está indo muito bem, mas não é questão de saúde pública, não é questão pelo sucesso da vacinação, então é controle social, regime autoritário, a gente deve lutar pela nossa liberdade” contou o Deputado Felipe Estevão em entrevista à repórter Graziane Ubiali, do SCC News.

O Deputado Neodi Saretta (PT), Presidente da Comissão de Saúde da Alesc, é favorável ao passaporte. “Acima de tudo, mas do que o comprovante, a vacina é necessária, nós precisamos vencer de vez essa barreira de algumas pessoas que ainda resistem a vacina, somente com a vacina nós vamos acabar com a pandemia” disse Saretta, ao SCC News.

Veja a reportagem sobre o Projeto de Lei que quer impedir a obrigatoriedade do passaporte da vacina:

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Veja o Projeto de Lei:

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.