Onório Romano Alberti, ex-prefeito de Chapecó, comemora ‘Cem anos de Coragem’
O evento será realizado na segunda-feira (20), às 19h30, na UFFS
• Atualizado
Para celebrar os 100 anos de vida do ex-prefeito de Chapecó, Onório Romano Alberti, o evento “Cem anos de Coragem”, será realizado na segunda-feira (20), às 19h30, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A festividade contará com a presença de professores da UFFS e UNOESC e membros da equipe técnica dos museus de Chapecó para debater a trajetória do ex-político.
Onório Romano Alberti foi o prefeito mais jovem da história chapecoense, chegando a Administração Municipal com apenas 25 anos, em 1947. Alberti ocupou diversos cargos na política. Também ocupou o cargo de prefeito no município de Quilombo, de 1969 a 1972, além de atuar como vereador e escrivão na região.
Leia Mais
Onório teve sua trajetória de vida apresentada no livro “Cem anos de coragem: uma viagem pela história de Chapecó” escrita por Luís Molossi, que destacou sua influência nas décadas de 1940 e 1950 e o seu papel no setor público. O livro foi publicado no início de 2023 e será uma das temáticas abordadas no evento.
Quem foi Onório Romano Alberti
Nascido em 20 de maio de 1924, em Monte Belo do Sul (RS), Onório chegou em Chapecó aos 14 anos e desempenhou papéis fundamentais na administração pública municipal. Além de ser o prefeito mais jovem a governar Chapecó, já com 23 anos ele atuava como fiscal lançador, contador e chefe contador, além de ter sido eleito vereador de Chapecó no período de 1952 a 1954.
Onório é casado com Noêmia de Camargo Alberti, com quem teve nove filhos, 16 netos e sete bisnetos. Sobre sua trajetória ele reafirma a importância de criar laços nos lugares que passa.
Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO